No dia 15 de setembro, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 divulgou uma nota informando a suspensão da vacinação em adolescentes acima de 12 anos sem comorbidades (doenças preexistentes que podem agravar a situação de um paciente com covid-19, como diabetes). No dia seguinte, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, foi a público confirmar a orientação e dizer que os jovens que tomaram a primeira dose não devem tomar a segunda.

Segundo o ministro, é necessário aguardar mais informações sobre possíveis efeitos colaterais que a vacina pode causar nos jovens. Ele citou que, de 3,5 milhões de adolescentes que receberam a imunização contra a covid-19 no Brasil, 1.500 apresentaram eventos adversos — 93% dos casos se referem à aplicação de vacinas que não a da Pfizer, única que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou para a idade.

A Anvisa, no entanto, não mudou sua posição e mantém a recomendação do imunizante da Pfizer para jovens entre 12 e 17 anos. “Até o momento, os achados apontam para a manutenção da relação benefício versus o risco para todas as vacinas, ou seja, os benefícios da vacinação excedem significativamente os potenciais riscos”, disse o órgão em comunicado.

#pracegover: Adolescente sendo vacinada. Ela segura na mão uma placa de incentivo à vacinação e em favor do SUS e da ciência. Crédito de imagem: Camila Batista/Semsa/Fotos Públicas

Até o fechamento desta edição, alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais, divulgaram que vão continuar realizando a imunização em adolescentes. Pelo mundo, diversas nações já estão vacinando pessoas entre 12 e 17 anos, e alguns países já imunizam até menores de 12, como Chile e China

No site do Joca, leia mais sobre o tema e confira os primeiros resultados do imunizante da Pfizer para vacinar crianças entre 5 e 11 anos: jornaljoca.com.br.

ATUALIZAÇÃO – 23 DE SETEMBRO

O Ministério da Saúde voltou atrás no dia 23 de setembro de 2021 e voltou a liberar vacinação entre adolescentes. Leia mais sobre isso clicando aqui.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Estadão, G1, iG, O Globo, Valor Econômico e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 177 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (18)

  • aluno.americo4

    2 anos atrás

    MUITO TRISTE ESSA REPORTAGEM DE ADOÇÃO

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    2 anos atrás

    […] Como está a vacinação de adolescentes no Brasil? […]

  • Isadora Ribeiro

    2 anos atrás

    Formiga(MG)Acho muito importante estarem vacinando os adolescentes,por mais que muitos podem ser assintomáticos isso é muito bom,e assim vamos voltando tudo ao normal.

  • Laís Camargo CST

    2 anos atrás

    Adorei saber sobre essa notícia! Realmente, é muito importante e interessante saber que jovens de 12 a 17 anos estão sendo vacinados além de saber que 3,5 milhões de adolescentes receberam a imunização contra a covid-19 no Brasil. Com essa notícia, a sociedade pode andar muito mais tranquila pelas ruas! Não vejo a hora de toda a população tomar a vacina e esse vírus acabar de uma vez por todas!!!

  • Rafael- Formiga MG

    2 anos atrás

    Rafael Neves Couto - CST- Formiga MG Acho muito importante, que os jovens se vacinem, pois somos o futuro do Brasil, daqui a alguns anos, seremos cidadãos como os adultos, logo, temos o direito de ficar imunizado diante deste vírus.

  • Pedro de Castro Belo Vaz

    2 anos atrás

    Pedro de Castro Belo Vaz, Formiga,MG,CST Eu acho muito bom saber dessa notícia, pois como somos um meio de transmitir a doença, é importante sermos vacinados. Até porque, muitos jovens estão indo às aulas presenciais e encontram os seus amigos. Por isso, quanto menos transmitirmos o vírus mais rápido o COVID vai acabar.

  • Sara - Formiga(MG)

    2 anos atrás

    Gostei bastante de saber dessa notícia! Concordo. Nós jovens temos que vacinar, porque somos um meio de transmissão do covid-19. E se não vacinarmos podemos colocar não só nossas vidas em risco, mas a de nossos parentes e amigos também. Quando todos se vacinarem, vai ser muito bom!!

  • Lara Santos Vieira Campos

    2 anos atrás

    Realmente é muito interessante já estarem vacinando os jovens, assim podem passear com mais tranquilidade, mas é claro tomando os mesmos cuidados. A vacina é uma forma de fazer com que tudo volte ao normal aos poucos, por isso é bom saber que os jovens estão tendo a oportunidade de vacinar.

  • Milena Rodrigues Couto

    2 anos atrás

    Milena Rodrigues Couto, Formiga MG, CST. Acho que os jovens devem tomar a vacina contra COVID-19, a fabricante da vacina, Pfizer, autorizou a vacinação de 12 aos 17 anos assim como a Anvisa aprovou a também a vacinação. As crianças e os adolescentes também são transmissores do vírus, e com a vacinação tudo melhorará. Logo podendo funcionar tudo novamente!

  • Mariana Liberato

    2 anos atrás

    Mariana Liberato de Campos - MG Acho muito necessário a vacinação dos jovens porque afinal nós também somos transmissores do vírus! A única forma, de a COVID 19 acabar, é vacinando a todos! Por mais que os jovens, não peguem tanto essa doença, quanto os grupos de risco, também devemos ficar protegidos do vírus!!

  • Igor Paim Campos Rodrigues

    2 anos atrás

    Igor Paim Campos Rodrigues / Formiga-MG / CST. Eu acho que todos os jovens devem ser vacinados, pois nós somos os principais transmissores desse vírus, já que não sentimos muitos sintomas e quando sentimos é bem raramente, vacinando os jovens acabará com essa quiantidade de casos por dia.

  • Ana Lara

    2 anos atrás

    Fico feliz de os jovens agora poderem serem vacinados, a vacinação para o publico adolescente e de extrema importância pois estão indo para as salas de aulas e tentando voltar para a vida normal, frequentarem cursos e poderem ter mais um pouco de segurança em seu convívio, estou ansiosa para chegar na minha faixa etária para tomar a minha dose.

  • Maria Clara

    2 anos atrás

    Formiga (MG) Fico feliz em saber que a vacinação para os jovens voltou . Essa pandemia colocou a todos em risco e a vacinação é uma forma de nos prevenir contra a doença , todos devem ser vacinados e a vacinação nos jovens mostra esperança de conseguirmos vencer essa pandemia.

  • Enzo Costa Pereira

    2 anos atrás

    Formiga-MG, CST Eu acho muito legal e necessário que estejam vacinando os jovens de 12 a 17 anos, porque vacinando as pessoas nós podemos amenizar a situação pandemica.

  • aluno.icarogorini@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Meu Deus isso muito importante, as notícias do joca está melhorando cada vês mais.

  • Miguel Siqueira Bottrel CST

    2 anos atrás

    Realmente, a vacinação de jovens seria muito útil, e eu entendo também ela ter sido suspensa, pois isso seria uma forma de nos proteger desses supostos efeitos colaterais. Porém, acima de tudo, a vacinação de um jovem ainda está sob critério de seus responsáveis. Então acredito que essa atitude não esteja completamente errada, mas ainda deve ser decidido pelos responsáveis dos nossos adolescentes se eles serão vacinados ou não.

  • Kauan Castro Cassiano-Formiga MG - CST

    2 anos atrás

    Acho que estão fazendo o certo,pois todos devemos vacinar para nos previnir desta doença porque todos poder ser contaminados .quanto mais rápido será melhor.

  • Maria Júlia de Castro Pieroni

    2 anos atrás

    Maria Júlia de Castro Pieroni -Formiga (MG), CST Eu acho muito bem que já estejam vacinando os jovens, pois nós somos uma forma de espalhar esse vírus como não temos muitas reações quando pegamos, acho também que já é uma forma de ir voltando ao normal aos poucos pois quando todos estiverem vacinados vai ser tudo bem mais fácil!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido