No livro Clara Cabelo Laranja, de Fabiana Gutierrez, a protagonista é uma menina com cabelo laranja. A cor levava as pessoas a dar risada ou fazer comentários maldosos. Por isso, Clara prendia ou cobria os fios.

A história é parecida com a de muitas meninas. Um estudo da organização britânica Girlguiding, com 1.600 garotas de 7 a 21 anos da Grã-Bretanha, mostrou que 15% das jovens de 7 a 10 anos têm  vergonha de sua aparência na maior parte do tempo. Entre 11 e 16 anos, o número salta para 42%. “As meninas nos disseram que o medo de que os outros as critiquem pela aparência as impede de fazer  coisas de que gostam”, afirma o relatório.

Garotas unidas

Maria Fernanda M., de 13 anos, participa há três anos do projeto Força Meninas, que estimula garotas a desenvolver sua força interior. “Uma vez vimos o vídeo de uma menina que não estava dentro do ‘padrão’. Apesar de os outros tirarem sarro dela, ela era alegre e não ligava para opiniões alheias”, diz.

Maria Fernanda afirma que, depois de participar de dinâmicas como essa, começou a se aceitar mais. “Eu me acho muito bonita e não ligo quando falam o contrário.”

Dicas para o dia a dia

“Não ligue para o que as pessoas pensam, dê risada do que dizem. Elas vão ver que você não está ligando e vão parar”, Maria Luísa A., 8 anos

“Confie em você mesma. Tenha o seu próprio estilo e se ame”, Bruna P., 9 anos

“Muitas meninas se sentem diferentes do seu grupo de amigas, pois acham que estão fora do padrão que a sociedade acredita ser o ‘certo’. Uma dica é se autoconhecer (responder a perguntas como ‘quais são as características mais legais em mim?’) e conversar com alguém em quem confia, como os pais ou um terapeuta”, Fernanda Silveira, psicopedagoga

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido