A 27ª edição do Anima Mundi, o maior festival de animação da América Latina, começa em 17 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil e na Estação NET Botafogo, reúne, ao todo, mais de 300 filmes, feitos em 40 países.

Com produções de estilos e tamanhos diferentes, o festival terá exibições de curta-metragem, longa-metragem infantil, longa-metragem adulto, filme publicitário e muito mais.

Entre as produções voltadas para o público infantil estão histórias que falam sobre temas como amizade, poluição e superação de medos.

Gildo – Boas Maneiras, um dos curtas que será exibido no festival. Foto: Divulgação

Além disso, as crianças poderão participar de atividades lúdicas. Na oficina de massinha, os participantes criam personagens de modelagem e os animam na hora. Já na oficina de zootrópio, o público coloca desenhos dentro de um brinquedo que cria a impressão de que a pessoa está vendo uma animação.

O Anima Mundi ficará no Rio de Janeiro até o dia 21 de julho. Depois, o evento seguirá para São Paulo, onde será realizado entre os dias 24 e 28 de julho.

Os ingressos variam de 10 reais a 18 reais, com algumas sessões e atividades gratuitas. Confira a programação completa aqui.

Longa-metragem infantil que será exibido no Anima Mundi. Foto: Divulgação

Curiosidades sobre o Anima Mundi

– O Anima Mundi surgiu em 1993, com o objetivo de divulgar a animação brasileira. Desde então, já exibiu mais de 9 mil animações do mundo todo.

– Na primeira edição, o festival recebeu 7 mil pessoas. No ano passado, o público foi sete vezes maior: 50 mil espectadores passaram pelo evento.

– Algumas produções concorrem a prêmios. Entre as categorias estão melhor curta-metragem infantil, melhor longa-metragem infantil, melhor curta de estudante e melhor curta-metragem adulto, entre outros.

– O vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, dado para o melhor curta-metragem, entra para a lista de produções que podem concorrer ao Oscar, o maior prêmio do cinema mundial.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido