O estudante Lucas Eduardo, de 15 anos, dá dicas para evitar a desinformação
As fake news (notícias falsas) são mentiras fabricadas para enganar a população ou um grupo de pessoas. A escola tem grande papel na instrução dos alunos para identificar o que é fake, pois adolescentes e crianças, muitas vezes, não recebem informações de fontes confiáveis, como jornais, e sim de fontes desconfiáveis, como redes sociais e sites desconhecidos.
Na sala de aula, depois de definir o que são fake news, o próximo passo é mostrar o que uma notícia precisa ter para ser verídica. É indicado que o professor leve uma notícia verdadeira e apresente os seguintes aspectos:
1. Onde a notícia foi publicada? Veio de uma fonte confiável, como um jornal conhecido, ou é de um site aleatório ou uma corrente de WhatsApp?
2. Quando ela foi publicada? Você pode estar vendo algo verídico, mas não atual.
3. Quem escreveu a matéria? Geralmente, o texto tem o nome do jornalista ou o veículo possui um espaço em que apresenta os colaboradores.
4. Observe erros de ortografia e gramática, comuns em sites que divulgam fake news.
5. Pesquise sobre o assunto em outros sites de notícias confiáveis. Se for mesmo verdadeira, a matéria estará em vários veículos.
6. Nunca compartilhe uma notícia sem ter certeza de que é verdadeira.
Se quiser aprender mais, indico que acesse o site Vaza, Falsiane (vazafalsiane.com) e faça o curso gratuito sobre fake news.
Meu nome é Lucas Eduardo M. S., tenho 15 anos, fiz parte do projeto Imprensa Jovem no CEU Emef Casa Blanca, em São Paulo (SP), de 2014 a 2019. Hoje estou na E. E. Professor Caran Apparecido Gonçalves e estudo para fazer faculdade e técnico especializado em direito.
Clique aqui para ler o texto completo.
O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela UNESCO como prática de referência de educação midiática.
PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA IMPRENSA JOVEM, ACESSE: educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/educomunicacao
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.
joca super bom trabalho na escola
MUITO BOM
MUITO BOM
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.