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Crédito de imagem: Rizky Panuntun / Getty Images

As fake news (notícias falsas) são mentiras fabricadas para enganar a população ou um certo grupo de pessoas. Hoje, infelizmente, a cada dia que passa, tem se tornado mais necessária a discussão sobre o assunto e o entendimento para descobrir se uma notícia é verdadeira ou não.

A escola tem um grande papel para instruir os alunos a saber identificar o que é fake e o que não é, pois, principalmente adolescentes e crianças, acabam muitas vezes por não receber suas informações de fontes confiáveis, como jornais e pessoas que têm uma verdadeira experiência na área, e, sim, de fontes desconfiáveis, como posts no Twitter, no Instagram, Facebook, canais no YouTube, TikTok ou até mesmo sites desconhecidos do Google.

Como trabalhar fake news com crianças e adolescentes na sala de aula?
O primeiro a se fazer é definir o que é a fake news de maneira simples e que seja fácil de o aluno entender, assim como está acima. O próximo passo é mostrar aos estudantes o que uma notícia precisa ter para ser verídica. É indicado que o professor leve uma notícia verídica e mostre aos alunos os seguintes aspectos:

1) Onde a matéria foi publicada? Ela veio de uma fonte confiável, como um jornal conhecido (exemplos: Folha de S.Paulo, CNN, O Globo), ou é de um site aleatório que você achou no Google, ou de uma corrente encaminhada via WhatsApp?

2) Quando o texto que você está lendo ou o vídeo que você está assistindo foi publicado? Verificar a data de publicação da notícia é muito importante, pois você pode estar vendo algo que até é verídico, mas que não é atual, com data de, por exemplo, um ou dois anos atrás.

3) Quem escreveu a matéria? Geralmente, o texto tem o nome do jornalista ou o veículo possui um espaço onde mostra todos os seus colaboradores. Além disso, muitas vezes, há trechos da fala de outra pessoa, uma fonte. Por exemplo: se o tema for política, uma fala do presidente da República, de um deputado, senador ou cientista político.

4) Observe erros ortografia e se a erros de concordância. Alguns sites que divulgam fake news cometem muitos erros.

5) Pesquise sobre o assunto da reportagem em outros sites de notícias confiáveis. Se for mesmo verdadeira, ela não está apenas em um veículo, mas em vários.

6) NUNCA compartilhe uma notícia sem antes ter certeza de que ela é verdadeira.

Tendo analisado todos os aspectos acima, você saberá se a notícia é verdadeira ou falsa e poderá ensinar outras pessoas a diferenciar fato de fake. Assim, iremos diminuir o número de desinformação no Brasil. Caso queira aprender mais sobre o assunto, indico que acesse o site Vaza Falsiane (vazafalsiane.com) e faça o curso gratuito sobre fake news.

Meu nome é Lucas Eduardo M. S., tenho 15 anos, fiz parte do projeto Imprensa Jovem no CEU EMEF Casa Blanca, em São Paulo (SP), de 2014 à 2019. Hoje, estou na EE Professor Caran Apparecido Gonçalves e estudo para fazer faculdade e técnico especializado em Direito.

O Programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e é reconhecido pela UNESCO como prática de referência de educação midiática.

PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA IMPRENSA JOVEM, ACESSE: educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/educomunicacao

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Comentários (1)

  • Rafa14

    1 ano atrás

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