Quando buscamos no Google o termo “Imprensa Jovem”, vemos estudantes entrevistando personalidade em grandes eventos da cidade de São Paulo. O Imprensa Jovem proporciona a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes como produtores de conteúdo, utilizando as mídias sociais como espaço de expressão da comunicação. É como o aluno André, de 10 anos, e seus amigos da Emef Tarsila do Amaral conceituaram:

“O Imprensa Jovem é um espaço de expressão. Somos uma rede e estamos em sintonia. Tudo o que acontece vira notícia. Contamos os fatos e acontecimentos pelo nosso ponto de vista. Registramos, editamos, publicamos e compartilhamos. Somos alunos e alunas que produzem notícias.”

Como trazer esse processo para as aulas do ensino fundamental? Veja dicas para que sua escola e os seus professores desenvolvam o Imprensa Jovem:

1. O professor apresenta o conteúdo da aula e traz uma reportagem de jornal que fale sobre o assunto.

2. Os estudantes fazem grupos para leitura e discussão do tema.

3. Em seguida, os alunos podem entrevistar o professor sobre o assunto da aula.

4. Cada grupo tem o desafio de criar uma pergunta para o professor.

5. Um estudante de cada grupo deve ser o repórter que fará a pergunta.

6. Um dos alunos apresenta o evento, como em uma entrevista coletiva para a imprensa.

7. Tudo pode ser registrado em um celular ou tablet.

A atividade de coletiva de imprensa é uma das inúmeras possibilidades de desenvolver o Imprensa Jovem na sala de aula.

Bom trabalho!

O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela UNESCO como prática de referência de educação midiática.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

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