As fake news chegaram aos grupos de família. Vídeos, áudios, fotos, notícias e memes circulam entre trocas de mensagem, fazendo as pessoas acreditarem que o conteúdo é verdadeiro. Aí, já viu… Muita discussão entre os familiares que creem que o conteúdo é verdadeiro e os que julgam ser falso.

Essa confusão toda pode ser resolvida com educação. Neste caso, educação midiática. E ainda dá para envolver os memes, inventados para diversão, deixando tudo mais alegre. Infelizmente, eles têm sido usados por muita gente para criar fake news. Então, que tal construir memes para educar seus familiares a não cair nas notícias falsas, combatendo a desinformação?

1. JUNTE seus amigos e escolham uma imagem para criar o meme. Usem recursos on-line, como o site gerarmemes.com. br, para trabalhar nele.
2. FAÇAM um texto que chame a atenção para uma possível notícia falsa. Por exemplo: – Epa! Acho que estou chocado ou com raiva. – Peraí! Vou segurar um pouco essa informação e não passar adiante ainda. – Antes de tudo, vou entender: saber de onde veio a informação, buscar em sites confiáveis e compreender a história.
3. VOCÊS ainda podem criar mais uma frase curta, explicando como se proteger das fake news.
4. USEM a criatividade para inventar um meme que seja bem-humorado.
5.AGORA é só compartilhar entre os familiares e amigos. Quanto mais gente tiver o meme, mais pessoas poderão combater as notícias falsas.

Fonte: Educamídia.

O PROGRAMA IMPRENSA JOVEM É UM PROJETO DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, E É RECONHECIDO PELA UNESCO COMO PRÁTICA DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido