Você deve ter ouvido falar sobre como, recentemente, o Talibã (grupo de homens que estuda a religião islâmica, interpretando-a de forma rigorosa), determinou que todas as mulheres afegãs deveriam cobrir a cabeça e o rosto com véus. O grupo sugeriu, de maneira enfática, que as mulheres dessem preferência ao uso da burca. Foi, ainda, a primeira vez que foram determinadas penalidades para o descumprimento dessa regra (vale lembrar que muitas pessoas escolhem usar o véu por livre e espontânea vontade). Saiba mais aqui.

Mas você sabia que os muçulmanos não foram os primeiros a adotar o véu? No passado, os tecidos eram usados pelas mulheres como símbolos morais, como dignidade e honra. Na Grécia Antiga (1101 a.C.-600 d.C.) e no Império Persa (558 a.C.-332 a.C.), o adereço era visto como um sinal de devoção a Deus e observância aos códigos morais.

Os muçulmanos, por sua vez, ao invadir esses territórios, identificaram o véu como vestimenta que combinava com os ensinamentos de sua própria religião e, assim, passaram a adotá-los.

Confira abaixo algumas das peças mais comuns usadas pelas mulheres muçulmanas: 

Burca 

afegão devem cobrir rosto 188
Afegãs de burca / #pracegover: mulheres afegãs usando burcas brancas e azuis. Crédito de imagem: DAVID SACKS_GETTY IMAGES

Espécie de túnica de cor azul-claro, cinza ou marrom. Cobre praticamente todo o corpo da mulher: do topo da cabeça até os pés, deixando apenas um vão na região dos olhos. Usada principalmente no Paquistão e Afeganistão.

Hijab

muçulmana com hijab 188
#pracegover: muçulmana vestindo hijab preto, calça jeans e camiseta branca sobreposta a uma manga longa preta. Crédito de imagem: PXHERE

Tipo de lenço que cobre do topo da cabeça ao pescoço, incluindo as orelhas, mas deixando o rosto da mulher à mostra. Atualmente, o uso do hijab é obrigatório por lei para mulheres que vivem na Arábia Saudita, Irã, Líbia e em algumas províncias da Indonésia. 

Curiosidade: hijab significa “cobertura” na língua árabe e é o termo mais popular no Ocidente para se referir ao véu islâmico. 

Chador

Imagem: Wikimedia Commons

Espécie de capa semicircular com capuz que cobre a cabeça e é mantida fechada entre as mãos para cobrir o corpo todo, deixando apenas o rosto à mostra. Muito utilizada em países como Iraque, Líbano e Irã. 

Curiosidade: chador significa “tenda” na língua árabe.

Niqab

Imagem: Wikimedia Commons

Túnica longa e preta que cobre todo o corpo da mulher, deixando à mostra somente parte das mãos, dos pés e, às vezes, do rosto. É amarrado na parte de trás da cabeça com um laço. O traje é muito usado em países como Iêmen e Emirados Árabes Unidos, onde é praticado o islamismo conservador. 

Curiosidade: niqab significa “máscara” na língua árabe.

E os homens?

Os homens muçulmanos também têm regras para se vestir. Embora cada lugar tenha regulamentos específicos, de modo geral, os homens não devem deixar à mostra a região entre o umbigo e o joelho. Além disso, muitos usam barba e turbantes, com estilos e cores diferentes.

Quer conhecer outros tipos de véus também usados pelas mulheres muçulmanas e mais detalhes sobre suas particularidades, como forma de uso, cores e estampas, locais onde são exigidos, bem como curiosidades dos trajes usados na praia ou para praticar esportes? Corre na lojinha do Joca e garanta seu exemplar do livro Uma Volta ao Mundo com a Moda.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido