Junho começou e com ele chegaram as animadas festas juninas. Época de fogueira, biribinha, dança, brincadeiras, comidinhas deliciosas e, é claro, roupas coloridas, cheias de retalhos, fitas, bordados e babados. Vale soltar a imaginação em trajes que, além de divertidos, carregam muita história em suas referências.

As festas juninas foram trazidas para o Brasil pela família real portuguesa no período colonial. Por coincidência, os índios brasileiros já realizavam, em junho, rituais típicos para celebrar a agricultura. Com a chegada dos jesuítas, as festas portuguesas, que homenageiam os 3 santos do mês: Santo Antônio (13/06), São João (24/6) e São Pedro (29/06), se fundiram e passaram a utilizar alimentos tipicamente brasileiros, como mandioca, milho, fubá, amendoim.

Essas festas animadas foram aos poucos dominando o nosso país. Juntando a jinga dos escravos com pitadas de forró e de música sertaneja, as festas juninas passaram – na sua versão abrasileirada – a enfeitar o mês de junho do Oiapoque ao Chuí.

Referências históricas e suas influências locais também são claramente percebidas nas roupas usadas nas festas juninas.

Os homens usam camisa xadrez, paletós quadriculados, calça remendada com panos e retalhos coloridos, botinas e chapéu de palha. Já as mulheres usam vestidos coloridos, enfeitados com muitas fitas, babados, flores e belos chapéus de palha.

Na hora de escolher o traje para dançar quadrilha e se divertir na festa o que vale mesmo é escolher algo bem colorido e divertido: xadrezes, florais grandes e pequenos, listras, quadriculados, tecidos leves e pesados – misture tudo! A mistura, inclusive, é uma das características da roupa junina.

Para os meninos não pode faltar bigode e dente preto. Já as meninas não podem esquecer de fazer as clássicas trancinhas ou marias-chiquinhas, e fazer sardinhas nas bochechas.

Quem é Gabi Rossi? 

Advogada há 20 anos, Gabi trabalhou em grandes escritórios de advocacia em São Paulo e em Nova York.

Apaixonada por moda e tudo o que se refere a estilo, ela tem 2 perfis de moda no Instagram: o @duvidasnocabide e o @gabirrossi09.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (4)

  • Anike criancinha de 8 anos

    3 meses atrás

    Adorei ele fala sobre um dos meus feriados favoritos

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    TIVEMOS SÁBADO DIA 10 DE JUNHO A FESTA JUNINA DA NOSSA ESCOLA. FOI O " ARRAIÁ MANCHETE DO LAERTE". ADORAMOS A FESTA E ESPECIALMENTE A VISITA DA NOSSA AMIGA STEPHANIE. JÁ ESTAMOS COM SAUDADES. 5º ANO E

  • Jornal Joca

    4 anos atrás

    ;-)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EU GOSTO MUITO DE FESTA JUNINA! ADOREI VER A STEPHANIE NA FESTA JUNINA DA MINHA ESCOLA. DANIEL 5º D

Compartilhar por email