Image result for Thirty Million Words: Building a Child’s Brain

A médica-cirurgiã, Dana Suskind, explica em seu livro, Thirty Million Words: Building a Child’s Brain (Trinta milhões de palavras: Construindo o cérebro de uma criança, em tradução livre), como as palavras são um estímulo crucial para o cérebro do bebê, e mostra aos pais como proporcionar um ambiente com acesso à linguagem para seus filhos.

Estudos mostram que conversar com seu filho o deixa mais preparado para entrar na escola

Nos três primeiros anos, o cérebro da criança está em constante atividade. Durante esse período é desenvolvido 85% do cérebro, e em nenhuma outra fase o crescimento é tão rápido. De acordo com a cirurgiã, as palavras são um dos aspectos mais importantes durante esta fase.

Um estudo em 1995 mostrou como crianças que vivem em ambientes com mais diálogo apresentam melhor desenvolvimento em comparação com as que não tinham acesso.

Maior parte do desenvolvimento do cérebro ocorre até os 4 anos

Baseando-se no estudo, Dana criou a Iniciativa Trinta Milhões de Palavras. Um programa, que desde a maternidade, ensina os pais a importância de conversar e interagir com os bebês desde seu nascimento para estimular o desenvolvimento de se seus cérebros. Após a criação do programa, ela decidiu escrever o livro Thirty Million Words: Building a Child’s Brain.

Em seu livro, a cirurgiã fornece algumas dicas de como “construir” o cérebro de seu filho(a). Ela mostra como a constante comunicação com ele(a), o desenvolvimento de habilidades matemáticas, o estímulo a autonomia ao invés da obediência, assim como ler para seu filho, são alguns dos importantes fatores para desenvolver melhor seu cérebro.

“Mesmo que o bebê não entenda o significado, a linguagem estará formando a arquitetura do cérebro para o pensamento e a aprendizagem. Pais e cuidadores são a força mais poderosa em construir o cérebro das crianças e prepará-las para a escola”, explica Dana.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido