Empreendedor criou o SBT, uma das principais redes de televisão do país
Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, morreu, no dia 17 de agosto, aos 93 anos. Filho de imigrantes judeus de origem grega e turca, Senor Abravanel (Silvio Santos era seu nome artístico) nasceu em 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ). Visionário, ele foi um dos responsáveis pelo crescimento da televisão no Brasil. O apresentador deixa a esposa, Iris Abravanel, seis filhas, 14 netos e quatro bisnetos.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Ainda aos 15 anos, o apresentador começou a vender itens como canetas e capas para documentos nas ruas do Rio. Já ali, Silvio chamava a atenção pela maneira como anunciava as mercadorias e passou a receber convites para participar de testes para ser locutor de rádio.
Após prestar serviço militar, na década de 1940, Silvio passou a trabalhar definitivamente como locutor na rádio Continental, de Niterói (RJ). A partir daí, a atuação como comunicador e empreendedor se tornou uma escalada: o jovem vendia anúncios, feitos por ele mesmo em alto-falantes, além de outros produtos. Em 1948, chegou a vencer um concurso de formação de novos locutores da Rádio Guanabara.
Mas foi com a oportunidade de locução do Baú da Felicidade que Silvio alcançou ainda mais notoriedade. O programa, que pertencia ao radialista Manoel da Nóbrega e era inicialmente conhecido como Baú de Brinquedos, vendia e sorteava carnês e prêmios. Com o sucesso do Baú, o caminho do comunicador ascendeu. Silvio estreou na televisão como apresentador do programa Vamos Brincar de Forca, na antiga emissora TV Paulista. Por fim, ganhou o Programa do Silvio Santos, veiculado aos domingos.
Após criar a empresa Studios Silvio Santos de Cinema e Televisão, em 1975, o profissional conseguiu concessão para estabelecer a própria rede de televisão, a TVS, que se tornaria o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, em 1981.
Desde então, ele apresentou vários programas de TV, como Show de Calouros, que passavam aos domingos e tinham muita audiência (pessoas assistindo). Nos anos 2010, Silvio começou a se afastar do trabalho aos poucos. O Programa Silvio Santos, que ainda hoje está no ar, passou a ser apresentado por uma de suas filhas, Patricia Abravanel.
Em 1989, Silvio tentou disputar as eleições presidenciais. O comunicador oficializou sua candidatura pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB). No entanto, a aspiração do empresário à presidência foi contestada por outros partidos e, então, barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele chegou a ter 30% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais.
Os participantes eram desafiados a cumprir tarefas inusitadas e engraçadas em troca de prêmios. O bordão “quem quer dinheiro?” se tornou uma marca registrada. Ficou no ar de 1981 a 2001.
Era um game show ligado ao universo musical. Participavam cantores e bandas que faziam sucesso na época — o objetivo era acertar qual música estava sendo tocada ouvindo apenas algumas notas. A fase de maior audiência do programa foi entre 1976 e 1991. Voltou ao ar outras vezes, até ser encerrado, em 2008.
Na versão original, aspirantes a artistas eram convidados a se apresentar para um grupo de jurados, que podiam aprová-los ou não. Os jurados também aproveitavam o programa para fazer graça. Após um período fora do ar, a atração voltou, em 2024.
Carro-chefe do apresentador e do SBT. Trata-se de um programa de variedades transmitido aos domingos, e dificilmente um episódio é igual a outro. Atualmente, a atração é comandada por Patricia Abravanel, filha de Silvio.
Espécie de loteria televisionada, promovida pelo SBT. Os participantes compram uma cartela de Tele Sena com números aleatórios e os sorteados são revelados semanalmente ou em ocasiões especiais.
É uma empresa de cosméticos (que fabrica maquiagens, perfumes, sabonetes etc.), a terceira maior do Brasil. Foi fundada por Silvio, em 2006, e tem mais de 400 produtos e 260 mil vendedores espalhados pelo país.
Fontes: SBT, BBC, Folha de S.Paulo, O Globo, InfoMoney, Exame, CNN e G1.
Achamos a noticia muito triste porque adoravamos ele, mas ficamos felizes que as pessoas reconheciam o talento dele.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.