O planeta-anão foi encontrado por acaso. Reprodução/Instituto Carnegie de Ciência via The Guardian

Uma equipe de cientistas norte-americanos descobriu um planeta-anão localizado em um dos pontos mais distantes do Sistema Solar.

Chamado de “Goblin” (“Duende”, em inglês), ele tem apenas 300 quilômetros de diâmetro. Plutão, um dos menores planetas do nosso sistema, tem 2.300 quilômetros de diâmetro, ou seja, é sete vezes maior do que o Duende.

O novo planeta fica em um lugar considerado muito distante: ele está 2,3 mil vezes mais longe do Sol comparado à Terra.

A descoberta foi feita em 13 de outubro de 2015 por um telescópio colocado sobre um vulcão no Havaí, o Mauna Kea, mas o anúncio só veio a público no último 1º de outubro.  

O objetivo da missão, na verdade, era uma busca pelo “Planeta X” (X é o número “10” em romano, sendo uma referência à posição do astro em nosso Sistema Solar), um hipotético planeta que poderia ser maior do que Júpiter e que os cientistas acreditam existir nos confins do Sistema Solar. Em seu lugar, Duende foi achado.

O descobrimento do pequeno planeta, por sua vez, pode revelar pistas sobre a existência de um outro gigante, conhecido como “Planeta Nove”, que teria dez vezes a massa da Terra.

Isso porque Goblin mostra estar sob influência gravitacional de algum objeto muito grande não identificado. Essa influência é o que mantém o planeta em um determinado ponto no espaço – sem isso ele sairia voando por aí.

O Duende levaria cerca de 40 mil anos para fazer uma volta em torno do Sol. Pesquisadores acreditam que a “lentidão” possa ser justificada pela sua proximidade a esse outro planeta, que é muito maior.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • stephany victoria nunes de oliveira

    5 anos atrás

    gosto muito de conhecer um novo planeta

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido