Um estudo da revista Nature revelou que cientistas descobriram uma nova espécie de dinossauro do período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás, aproximadamente).

Espécie encontrada recebeu nome de Jianianhualong tengi

No entanto, a descoberta, liderada por especialistas da Academia Chinesa de Ciências de Pequim e da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma curiosidade: o dinossauro tinha penas assimétricas, isto é, de diferentes tamanhos.

Da espécie Troodontidae*, o fóssil tem entre 100 e 145 milhões de anos de idade, e as plumas de tamanhos diferentes representam um avanço no processo evolutivo da espécie, que é bem parecida com as aves que conhecemos hoje.

Espécie Troodontidae

Os autores do estudo acreditam que as penas assimétricas estão relacionadas com a capacidade de voar por apresentar “propriedades aerodinâmicas melhoradas”, embora não esteja claro que o fóssil chamado Jianianhualong tengi fosse realmente capaz de levantar voo.

Fóssil encontrado por cientistas | Nature.com

* Troodontidae –  família de dinossauros de pequeno porte, considerada a espécie mais inteligente. Os estudos apontam que a maioria dos dinossauros desse grupo caçavam mamíferos e pequenos lagartos à noite.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Escola Virgem de Lourdes

    6 anos atrás

    legal , mas nao entendi direito o nome!

  • Margarete Ricciotti

    6 anos atrás

    Realmente o nome Jianianhualong tengi parece mais uma sopa de letrinhas, mas é interessante perceber a evolução desses animais, né? Obrigada por ler e participar do Joca! ;-)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido