Os xenobots começaram a ter filhos por conta própria, para a surpresa dos pesquisadores
Cientistas das universidades de Vermont, Tuffs, Harvard e do instituto Wyss anunciaram, no dia 29 de novembro, que conseguiram desenvolver robôs vivos que se autorreplicam, ou seja, que são capazes de se reproduzir. A descoberta aconteceu quase dois anos depois da criação do primeiro robô vivo.
Os chamados xenobots foram criados a partir de células de rã e, ao contrário de outros robôs, não têm peças de plástico ou metal, pertencendo a uma nova classe de “organismos vivos e programáveis” – o que significa que, apesar de ser biológicos, eles recebem ordens e podem ser programados por um computador, como qualquer outro robô. E são minúsculos, com menos de um milímetro de largura.
Segundo uma entrevista do pesquisador Michael Levin ao site da CNN, os primeiros filhos de xenobots surgiram de surpresa. Os próprios robôs encontraram uma maneira de se reproduzir e tudo que os cientistas precisaram fazer foi observar e criar o ambiente favorável.
“Fiquei surpreso com isso. Os sapos têm um tipo de reprodução própria, mas quando você libera essas células em um novo ambiente, você dá a elas a chance de se adaptar ao novo ambiente. [Os robôs] não apenas aprenderam uma nova forma de se movimentar, como também descobriram uma nova maneira de se reproduzir, aparentemente.”, ele disse.
Os xenobots ainda não são usados, pois ainda não estão prontos para isso. Mas é esperado que eles possam fazer coisas úteis, como ajudar a limpar os oceanos.
Glossário
Células: estruturas essenciais para o funcionamento do corpo, como fornecer energia e combater bactérias. Elas podem ser encontradas em todo o organismo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Muito legal essa notícia, seria muito legal ter robôs que se reproduzem em casa.
APOCALIPSE ROBOTICO!
Oi, Vanessa. Tudo bom? Pode ficar tranquila, essa notícia não significa, de forma alguma, que esses robôs podem ser perigosos. Até a próxima!
Que legal eu adoro essas novidades robóticas
que maximo quando tiver pronto vou querer comprar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.