Imagem do modelo obtido pelo estúdio. Foto: Visual Science/ Divulgação

Para fazer com que as pessoas entendam melhor como é o novo coronavírus, pesquisadores do estúdio Visual Science, dos Estados Unidos, criaram um novo modelo em 3D do vírus. A imagem foi divulgada em 12 de maio e mostra o SARS-CoV-2, que é o vírus causador da covid-19, com uma quantidade de detalhes nunca vista antes.

A reprodução foi feita com base de pesquisas recentes sobre o tema e imagens do vírus capturadas com a ajuda de microscópios – já que o novo coronavírus não pode ser visto sem a ajuda destes equipamentos.

O vírus possui a largura de um milésimo de um fio de cabelo humano. Isso quer dizer que, se dividir a largura de um fio de cabelo em mil partes, o SARS-CoV-2 possui o tamanho de uma destas partes.

Na representação, as bolinhas em verde-claro mostram o centro do vírus e as vermelhas são uma reprodução do seu material genético. Já a parte em verde mais escuro são as proteínas especiais do SARS-CoV-2, responsáveis por protegê-lo.

Confira um vídeo que mostra o modelo:

No modelo, a parte verde mais claro representa o “centro” do vírus. Ali dentro, as bolinhas vermelhas são o material genético do vírus (RNA). A novidade deve ajudar os pesquisadores que estudam medicamentos para curar a doença.

Fontes: Estadão, G1, Revista Galileu e Visual Science.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido