Nas últimas semanas, as redes sociais foram tomadas pela polêmica da capivara Filó. Em 27 de abril, o animal, que vivia com o influenciador digital Agenor Tupinambá, na cidade de Autazes (AM), foi obrigado a ser entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), órgão que atua na preservação ambiental. Isso aconteceu após a entidade receber denúncias de maus-tratos, abuso e exploração animal contra Agenor. 

#pracegover: duas fotos mostram Agenor dentro de um rio abraçado com a capivara Filó. Em uma foto, Agenor está sorrindo, na outra, não. Ele veste camiseta preta. A capivara tem pelos marrons. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Três dias depois, no entanto, a capivara foi provisoriamente devolvida a Agenor. A decisão veio da Justiça Federal do Ama- zonas, ao considerar que o influenciador tem uma relação respeitosa com a floresta e os animais. Ficou determinado que ele deve manter a Justiça informada sobre as condições de saúde de Filó e dar livre acesso para que órgãos ambientais verifiquem como ela está. 

A medida, contudo, foi criticada por especialistas, que apontam que, desse modo, a capivara não vive em seu habitat natural. 

O que dizem os dois lados? 
Em entrevista ao Joca, a médica-veterinária Elisângela de Albuquerque Sobreira, presidente da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV- -GO), explicou que as capivaras não estão na lista de animais silvestres que podem ser criados como de estimação. 

Segundo o Ibama, Agenor mantinha outros animais silvestres de forma irregular. O órgão também afirma que, sob os cuidados dele, já morreram um bicho-preguiça e um filhote de capivara.  Pelas redes sociais, o influenciador costumava compartilhar vídeos sobre o dia a dia com Filó. Após a polêmica, ele fez uma campanha virtual para arrecadar dinheiro e pagar multas determinadas pelo Ibama, que somam 17 mil reais. Agenor nega as alegações do órgão de que explorava o animal para lucrar nas redes sociais e afirma que erros ocorreram de maneira inconsciente. 

Nas redes sociais, o Ibama esclareceu que seguirá buscando a liberação de Filó em uma região de mata com outros animais de sua espécie. No portal do Joca, acompanhe as próximas notícias sobre o assunto. 

Fontes: BBC, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Metrópoles e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • DANIELA BARROS ROCHA

    11 meses atrás

    eu adoro a capivara Filó, mas o lugar dela é na natureza.

  • Educacional

    11 meses atrás

    Amei!

  • JOANA DE ALMEIDA BONANNO

    11 meses atrás

    amo a FILÓ

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido