Por Helena Rinaldi

Alguns anos atrás, os administradores de empresa Iara e Eduardo Xavier começaram a duvidar da bondade humana ao ver tantas notícias ruins. Até que, em 2008, depararam-se com a frase “seja a mudança que você quer ver no mundo”, do ativista indiano Mahatma Gandhi. Foi o impulso para o casal vender a casa onde morava e sair pelo Brasil em um trailer buscando boas ações.

Em 2011, eles criaram o projeto Caçadores de Bons Exemplos, ativo até hoje. Em entrevista ao Joca, Eduardo contou que a parte mais difícil da ideia foi a falta de planejamento. “Só sabíamos que nossa jornada começaria em janeiro de 2011, em Minas Gerais, e terminaria em dezembro de 2015, no Rio Grande do Sul, passando por todos os estados brasileiros.”

O que era para durar cinco anos se tornou um projeto de vida para o casal, que ainda está na estrada. Depois de ter conhecido quase 1.800 iniciativas pelo Brasil e em outros países, como Moçambique, Suécia, Portugal e Venezuela, Eduardo e Iara vão publicar seu terceiro livro em novembro. A obra, ainda sem nome definido, conta histórias de projetos desvendados pelos caçadores para inspirar mais pessoas a fazer o bem.

caçadores-de-bons-exemplos-em-pauta-136
#pracegover: Eduarod e Iara vestem camiseta preta. Eles estão abraçados e seguram o livro “Caçadores de Bons Exemplos – Em busca de brasileiros que fazem a diferença”. Foto: Divulgação.

Crianças que ajudam

Uma das iniciativas encontradas pelo casal foi a de Alan Z., de Santa Catarina. Em 2012, aos 8 anos, ele criou o grupo Criança Que Faz a Diferença, no qual crianças se reúnem uma vez por semana para ajudar a arrecadar fraldas para idosos, cestas básicas, roupas e outros objetos. A comunidade já tem 800 membros, de vários lugares do Brasil.

A jornada dos Caçadores de Bons Exemplos

– Mais de 1 MILHÃO DE QUILÔMETROS percorridos
8 ANOS E MEIO de estrada
12 PAÍSES visitados
1.754 PROJETOS conhecidos

Confira a entrevista completa com Iara e Eduardo Xavier no site do Joca: jornaljoca.com.br

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido