Veículo pode valer mais de 3 milhões no Brasil
No dia 6 de setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para a realização de um voo experimental no Brasil de um carro voador fabricado pela empresa chinesa EHang. A plataforma responsável pelos voos será a Gohobby; no entanto, o teste deve ser feito sem tripulantes, com estudos prévios relacionados à melhor forma de realizar o procedimento.
Chamado de “carro voador”, o veículo é um eVtol, tipo de transporte aéreo elétrico que possui decolagem e pouso de modo vertical, com diversas hélices acopladas na base. Ainda não existe nenhuma previsão para que o carro voador seja certificado no país, podendo ser utilizado para voos comerciais. A agência ressalta que não há um padrão de segurança internacional para esse gênero de transporte até o momento.
A Gohobby, que já apresentou o carro voador em uma feira do setor de aviação em 2024, informa que, no Brasil, o veículo pode valer até 3,4 milhões de reais. Com características compactas, o eVtol tem 1,93 metro de altura e 5,73 metros de largura e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. Além disso, há modelos para passageiros e uso de forças especiais, como bombeiros. Desde que o veículo foi apresentado na feira, já existe uma fila de compradores brasileiros interessados.
Em alguns países, empresas fabricantes desses veículos já iniciaram o processo de certificação do “carro”, que pretende realizar voos comerciais de até 30 quilômetros. No Brasil, segundo um representante da companhia aérea GOL, as passagens devem ficar em torno de 500 reais em um primeiro momento.
Fontes: Anac, Folha de S.Paulo e Gohobby.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Achei muito interessante pois se lançar os carros voadores no Brasil vai começar a diminuir o trânsito Que nós passamos
Achei muito interessante pois se lançar os carros voadores no Brasil vai começar a diminuir o trânsito Que nós passamos
é mais pensa nos aviões, também vai prejudicar eles e o mundo, porque se todos usarem o mesmo ''carro voador' as pessoas provavelmente vão poluir o ar.
luigal de muais
Muito interessante
Oi
Oi
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.