“Eu e a minha família vamos nos mudar para Portugal. Eu estou muito ansiosa e preocupada com isso. O que eu posso fazer para ficar mais calma?” Heloísa M., 10 anos

Respostas de alunos do 4º ano da Escola Vera Cruz (SP)

Você vai fazer novos amigos. E tem que pensar no que vai acontecer de bom. Você vai conhecer lugares diferentes e vai poder visitar o Brasil. Fernando P.

Quando você estiver se mudando, vai dar um frio na barriga, mas depois que passar a mudança e você estiver um tempo por lá, vai adorar. Você vai fazer mais amigos e vai ter morado em dois países. Stella B.

Heloísa, vai dar tudo certo. Pense que você vai fazer novos amigos e conhecer vários lugares novos! Miriam S. Pense no melhor. Quando vou tomar remédio, faço isso e dá certo. Você pode fazer tudo de mais legal para aproveitar o momento e se tranquilizar. Lucas F. Quando você se mudar, vai ficar tensa, mas vai ver que, de pouquinho em pouquinho, vai se acostumando. Pedro C.

A especialista
Oi, Heloísa! É normal que você se sinta assim porque é uma grande mudança. Mas talvez alguns pontos possam ajudá-la a ficar um pouco mais tranquila. Converse com os seus pais sobre o que eles já sabem da vida lá: onde vão morar, onde você vai estudar, como é a cidade… Você pode assistir a vídeos e ver fotos na internet do lugar. Com ferramentas como o Google Earth, você consegue fazer passeios virtuais pelas ruas. Veja o site da escola, fotos dos alunos… Tudo isso vai tornando essa nova realidade um pouco mais familiar para você e te deixará um pouco mais calma. Além disso, converse com os seus pais sobre as suas preocupações para ver sobre quais delas vocês podem procurar informações juntos e quais preocupações eles também têm. Assim, vocês superarão esses problemas juntos. Uma coisa eu posso te dizer: você está indo para um país acolhedor e que gosta muito de brasileiros. Um país muito bonito, com vários lugares legais para conhecer. Tente não pensar só nós medos. Pense também nas várias coisas novas que você irá viver e conhecer. Boa sorte!
Natércia M. Tiba Machado – psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A próxima pergunta…
Assisti a vídeos no YouTube que me deixaram com medo. Agora já parei de ver essas coisas, mas mesmo assim continuo com medo. O que eu devo fazer? Antônio A., 10 anos

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 147 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido