Segundo o "Relatório global de monitoramento da educação em 2023", publicado pela Unesco, um em cada quatro países possui algum tipo de restrição em relação ao uso do celular em sala de aula. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 23 de outubro, foram apresentados no 9º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, em São Paulo, os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024. As informações apuradas mostram que as crianças e adolescentes do Brasil utilizam redes sociais várias vezes ao dia e que o uso excessivo pode chegar a quase 80%. Estes e outros dados apresentados apontam para o vício em telas.

Esse estudo é realizado todos os anos, desde 2012, pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, com apoio da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A edição deste ano ouviu 2.424 jovens de 9 a 17 anos e 2.424 pais ou responsáveis.  

Segundo o levantamento, 93% da população de 9 a 17 anos usa a internet e 81% possui um aparelho celular. Quando se trata de redes sociais, 83% tem perfis no WhatsApp, Instagram, TikTok ou YouTube.

Além disso, entre crianças de 9 a 10 anos que estão no mundo digital, 60% têm conta em pelo menos uma rede social, ainda que a maioria das plataformas afirme que não aceita usuários com menos de 13 anos.   

Em relação aos efeitos das plataformas digitais no comportamento dos entrevistados, 24% relataram que tentam passar menos tempo na internet e não conseguem e 22% dizem navegar sem estar realmente interessados. Além disso, muitos afirmam que passam menos tempo do que deveriam com a família e os amigos ou fazendo a lição de casa.

Outros destaques da pesquisa:

  • 71% usam o WhatsApp todos os dias.
  • 66% usam o YouTube todos os dias.
  • 60% usam o Instagram todos os dias.
  • 50% usam o TikTok todos os dias.
  • 29% dos usuários de 9 a 17 anos dizem ter passado por situações ofensivas de que não gostaram ou os chatearam nas redes.
  • 30% já tiveram contato pela internet com alguém que não conheciam pessoalmente.

Banimento do uso de celular em sala de aula

Os resultados da TIC Kids Online trouxeram evidências do uso excessivo das redes sociais por crianças e jovens brasileiros. Esta é uma preocupação também na sala de aula. Por essa razão, o Brasil discute a proibição do uso dos dispositivos pelos estudantes em ambiente escolar.

Segundo pesquisa do Datafolha feita entre os dias 7 e 8 de outubro, grande parte dos pais ou responsáveis apoia o banimento, pois estão preocupados com a saúde mental e física das crianças e adolescentes.

Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido