Vacina-crianca-Getty
Foto: Getty Images/Cavan Images

A campanha de vacinação contra a gripe de 2021 no Brasil, iniciada em 12 de abril e com prazo para seguir até 9 de julho, já está imunizando crianças de 6 meses a 6 anos, profissionais da área de saúde, indígenas, grávidas e mães que deram à luz nos últimos 45 dias. Desta vez, os idosos não estão no primeiro grupo prioritário para receber o imunizante porque muitos tomaram há pouco tempo a vacina contra a covid-19. É preciso esperar alguns dias antes de receber uma nova imunização (saiba mais nas perguntas e respostas, abaixo). As vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização é importante por ser a forma mais eficaz de evitar casos graves e mortes causadas pela gripe. Além disso, tomar a vacina contra a gripe neste momento de pandemia diminui os casos em que um paciente é infectado pelo novo coronavírus e pelo vírus da gripe ao mesmo tempo – o que pode deixar o quadro mais grave. A campanha de vacinação contra gripe também ajuda a reduzir a sobrecarga nos hospitais, pois menos pessoas precisariam de atendimento médico com mais imunizados contra a doença.

A meta é vacinar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários (veja quem são abaixo). Ao todo, 80 milhões de vacinas contra a gripe foram produzidas para vacinar um público de 79,7 milhões de pessoas. O responsável pela fabricação do imunizante foi o Instituto Butantan, o mesmo que produz a CoronaVac (uma das vacinas contra a covid-19 que estão sendo distribuídas no Brasil) – clique aqui para relembrar qual é a função e a importância desse instituto.

Vale reforçar que, ao ir ao posto de saúde, é importante tomar os cuidados necessários para diminuir o risco de contaminação pela covid-19: manter o distanciamento social, usar máscara, não encostar a mão no rosto ou na máscara e lavar as mãos com água e sabão assim que chegar em casa. Evite também os horários com muita gente – alguns municípios, como São Paulo, estão realizando a imunização em escolas para que não haja aglomeração com o público que está sendo vacinado contra a covid-19.

Quem faz parte do grupo prioritário?
A imunização das pessoas que têm prioridade na vacinação irá ocorrer em três etapas – cada município decide como vai organizar a ordem desses grupos. São elas:

Crianças de 6 meses a 6 anos
Indígenas
Profissionais da área de saúde
Grávidas
Mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas)
Idosos com 60 anos ou mais
Professores
• Pessoas que possuem doenças que podem deixar a gripe mais grave (como asma e bronquite)
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Presidiários
Jovens em medidas socioeducativas
Funcionários de presídios
Pessoas que trabalham em portos
Forças de Segurança e Salvamento
• Forças Armadas (Exército)
• Trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, de passageiros, urbano e de longo curso

7 dúvidas sobre a vacinação contra a gripe

1) Vou ficar imune no mesmo dia que tomar a vacina?
Não. A imunidade geralmente acontece de duas a três semanas depois da vacinação e dura de seis meses a um ano, aproximadamente.

2) Ela protege 100%?
A resposta imune da vacina da gripe (ou seja, a eficácia de proteção contra a doença) é de 40% a 80% em crianças com menos de 6 anos e de 70% a 100% para quem tem mais do que essa idade.

3) Após a vacinação, vou ficar protegido de quais vírus?
Os vírus da influenza são os causadores da gripe. A vacina protege contra dois tipos do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e um do vírus influenza B.

4) Como ela funciona?
A vacina da gripe de 2021 é feita com fragmentos (pedaços) do vírus inativado. Isso quer dizer que ela é segura porque utiliza apenas uma parte do vírus, que não é capaz de deixar o paciente doente. Quando o pedaço do vírus entra no organismo, ele “engana” o corpo, que entende que precisa se defender e produzir anticorpos (as substâncias que combatem a doença). Assim, caso você tenha contato com o vírus real, seu organismo já vai estar preparado para combatê-lo.

5) Como saber se peguei gripe ou covid-19?
Alguns sinais podem até dar algumas pistas, mas, como os sintomas são parecidos, somente um médico saberá diferenciar se é covid-19 ou gripe. Em casos moderados a graves, ele irá examinar o paciente e pedir exames que indicarão a presença do vírus Sars-CoV-2 (da covid-19) ou da influenza. Em casos leves, faça o isolamento para evitar a infecção de outras pessoas, seja gripe ou covid-19.

6) Quem tomou a vacina da covid-19 precisa tomar a da gripe?
Sim, a vacina da covid-19 não protege dos vírus que causam a gripe. Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda que quem tomou a vacina contra o novo coronavírus espere pelo menos 14 dias após a segunda dose antes de se imunizar contra a gripe. Além disso, a orientação do ministério é que as pessoas que já podem tomar a vacina de covid-19 priorizem a vacinação contra o novo coronavírus.

7) Posso tomar a vacina da gripe se estiver com suspeita de covid-19?
A orientação do Ministério da Saúde é que quem estiver com suspeita de covid-19 deve esperar até estar completamente recuperado ou pelo menos 28 dias após o início dos sintomas para tomar a vacina da gripe. Quem não apresenta sintomas deve esperar 28 dias após o teste que detectou o novo coronavírus.

Fontes: CNN Brasil, G1, Ministério da Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde de Minas Gerais e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Maria bianca

    2 anos atrás

    eu to fazendo aula de gripe

  • Marco Castro

    2 anos atrás

    eu quero saber o que acontece quando agente pisa em um prego emferrujado

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Marco. Tudo bom? Quando pisamos em um prego enferrujado, precisamos contar para um adulto e ir ao médico imediatamente. Isso porque ele pode causar complicações, como doenças e infecções. Até a próxima! :)

  • Rafael Blaier

    2 anos atrás

    que bom que saiu a vacina da gripe

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    OS ALUNOS DOS 4ºS ANOS DA EMEF LAERTE GOSTARAM E APRENDERAM MUITO SOBRE A VACINA DA GRIPE, SUA IMPORTÂNCIA E COMO FUNCIONA EM NOSSO ORGANISMO. GOSTARIAM DE PERGUNTAR AO JOCA QUANDO AS CRIANÇAS DE 9 ANOS PODERÃO SER VACINADAS CONTRA A GRIPE E CONTRA O CORONA, POIS QUEREM VOLTAR PRA ESCOLA.

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    JOCA, MEU NOME É VIVICIUS MENDES, TENHO 7 ANOS E QUERO SABER QUANDO PODEREI VACINAR CONTRA A GRIPE E CONTRA A COVID-19, POIS ESTOU COM MUITA SAUDADE DA ESCOLA E QUERENDO AULAS PRESENCIAIS.

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    OI JOCA, EU SOU O VITOR FERREIRA DE 7 ANOS E QUERO SABER SE OS ANIMAIS PODEM TOMAR VACINAS?

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    MEU NOME É ANA CLARA, TENHO 7 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE OS ANIMAIS PEGAM GRIPE?

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER O PORQUE DAS CRIANÇAS COM 7 ANOS NÃO PODEREM SER VACINADAS CONTRA A GRIPE - LUAN DE MIRANDA - 7 ANOS

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS DA EMEF LAERTE GOSTARIAM DE SABER SE OS VÍRUS TÊM COR? SE O VÍRUS DA COVID-19 TEM COR DIFERENTE DO VÍRUS DA GRIPE. SERÁ QUE O JOCA PODE RESPONDER? ESTAMOS ESPERANDO PELA RESPOSTA DO JOCA.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido