O verão europeu de 2019 está sendo um dos mais quentes da história do continente. Ondas de calor  em julho causaram impactos como incêndios, problemas no fornecimento de energia e danos à saúde por causa do ar seco, principalmente entre os idosos.

Em 25 de julho, os termômetros marcaram temperaturas recordes em Paris, na França, que chegou aos 42,6°C — o recorde anterior era de 40,4°C, de 1947. Uma das preocupações com o calor na capital francesa é a Catedral de Notre-Dame, que está sendo restaurada após um incêndio em 15 de abril. O teto corre risco de desabar porque as paredes ainda estão molhadas com a água usada pelos bombeiros para apagar o fogo. Se o calor fizer com que sequem em ritmo muito rápido, elas podem ceder.

Vista da Torre Eiffel, em Paris, em 25 de julho / #pracegover: Vista da Torre Eiffel, em Paris, em 25 de julho. Pessoas brincam em fonte de água diante do famoso cartão-postal da cidade. Crédito de imagem: Samuel Boivin_NurPhoto_Getty-Images.

Entre os países que registraram temperaturas recordes também estão Holanda (41,7°C), Alemanha (40,9°C) e Bélgica (40,6°C). De acordo com relatório divulgado pelo World Weather Attribution (grupo internacional formado por cientistas para estudar o clima no planeta), a onda de calor deste ano na Europa provavelmente teria sido menos intensa sem as mudanças climáticas causadas pelo ser humano.

Correspondente internacional

“Para alguns países é normal passar dos 40ºC, mas para nós, na França, isso é totalmente novo. Eu tive um monte de problemas para respirar e dormir, acordei no meio da noite sentindo ondas de calor, e a umidade está deixando o ar pesado…Sentir-me bem se tornou muito difícil. Eu também vi mudança nas plantas e animais. Meu gato está muito distante, sempre se escondendo e procurando um bom lugar a sombra, e muitas plantas e grama queimaram”, Emma M., 14 anos, de Paris, França.

#pracegover: a garota Emm M. olha para a frente e sorri na foto. El usa blusão amarelo. Crédito: arquivo pessoal.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido