O Brasil ultrapassou os Estados Unidos em número de mortes diárias por covid-19 no dia 9 de março. Foram 1.954 óbitos em 24 horas, fazendo do país o recordista mundial de mortes por dia pela doença. Os dados são do consórcio formado por veículos de imprensa com base em dados das secretarias estaduais de saúde. Os norte-americanos registraram 1.947 mortes na data, de acordo com o site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Depois disso, o Brasil ainda teve novos recordes de mortes nos dias seguintes. Até o fechamento desta edição, o mais crítico aconteceu em 10 de março, com 2.349 vidas perdidas, segundo o consórcio de imprensa — no mesmo dia, os EUA tiveram 1.554 óbitos.

#pracegover: a foto mostra rua de comércio popular, no centro de São Paulo, com aglomerações às vésperas da decretação da Fase Vermelha no estado. Foto: Alex Ribeiro_Fotos Públicas

A alta de contaminações aproxima o Brasil de um colapso no sistema de saúde, segundo o Observatório Fiocruz Covid-19. Isso acontece quando há tanta gente internada nos hospitais que não é possível atender todo mundo. Dados da Fiocruz, divulgados em 9 de março, apontam que 25 das 27 capitais brasileiras têm ao menos 80% de taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19.

Números da covid-19 no Brasil
Total de casos: 11.483.370*
Total de mortes: 278.229*
Pessoas vacinadas: 11.420.000**
*Segundo o Ministério da Saúde em 15 de março.
**Our World in Data, em 15 de março

Fontes: Estadão, G1, Observatório Fiocruz Covid-19 e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    2 anos atrás

    […] Brasil tem maior número de mortes diárias por covid-19 no mundo […]

  • yuri

    3 anos atrás

    caramba que triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido