O Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Foto: Getty Images
Boa parte do lixo plástico é jogado direto nos oceanos. Foto: Troy Mayne/WWF/Divulgação

De acordo com um estudo do Fundo Mundial Para a Natureza (World Wide Fund for Nature — WWF, em inglês), divulgado no dia 4 de março, o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. Ele fica atrás somente dos Estados Unidos, da China e da Índia.

Só de lixo plástico o país produz mais de 11 milhões de toneladas por ano, o equivalente ao peso de mais de 4 milhões de elefantes. Desse total, aproximadamente apenas 1% é reciclado. O restante vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, onde o lixo fica até se decompor, o que pode levar centenas de anos.

Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo plástico por semana, mais ou menos o peso de um caderno de 200 folhas.

Atrás do Iêmen e da Síria, o Brasil é um dos que menos recicla no mundo e está bem abaixo da média de reciclagem dos outros, que é 9%.

Ainda segundo o relatório, o volume de plástico que vai para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares anualmente. Isso significaria mais de 60 aviões por dia.

Solução

Além de cada um fazer sua parte reciclando o lixo corretamente, é importante evitar ao máximo o uso de plásticos. Confira algumas atitudes que podem ser tomadas para salvar o planeta:

– substituir itens plásticos por materiais reciclados;

– contribuir para reduzir o vazamento de plástico para os oceanos: quando é descartado no oceano, o material prejudica a vida dos animais que vivem lá;

– usar embalagens de plástico para criar coisas novas, e não simplesmente descartá-las;

– evitar a utilização de copos, garrafinhas e canudos descartáveis: garrafinhas e canudos que podem ser usados mais de uma vez são a melhor opção.

Fontes: Agência Brasil, G1 e WWF.

*Matéria atualizada em 14 de março às 16:57.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (17)

  • Tatiana Victorino

    2 anos atrás

    São Paulo 8 de junho de 2020. Olá jornal Joca Nós, alunos do 5º ano, lemos e apreciamos bastante a notícia “Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico”, de 07 de março de 2019. Ficamos surpresos e preocupados com a quantidade de lixo que o Brasil produz. Lendo a notícia aprendemos como ajudar a cuidar do meio ambiente e gostaríamos de fazer uma ação para incentivar fabricantes a usarem menos plástico em seus produtos, pois eles afetam muito a natureza. Aqui na escola já temos um projeto chamado “Recicla Santi”, que incentiva a reciclagem, e o projeto “Um dia sem descartáveis”, dia da semana em que os alunos não podem trazer produtos descartáveis para o lanche. Assim como nós, existem outras pessoas que também gostam de ajudar o meio ambiente. Por isso, sugerimos que continuem escrevendo matérias sobre esse assunto para conscientizar a população sobre a importância de cuidarmos do planeta, reduzindo a produção de lixo e o uso de plástico. Atenciosamente, Alunos do 5º C da Escola Santi.

  • Lavínya Melo Costa - 7B

    3 anos atrás

    Meu pai trabalha no Aterro Sanitário de Formiga e sempre que volta para casa, depois de um grande dia no meio de todo o lixo produzido por nos, ele volta trazendo algo que muitas vezes ainda não foi usado, isso é um pecado, muitos dos objetos que temos hoje, foi retirado da natureza, e ela está ficando sem recursos para reproduzi-la novamente, em minha opinião devíamos por um fim no desmatamento.

  • Paulinho Cnidario

    3 anos atrás

    Triste =(

  • Anna Veronese

    3 anos atrás

    É necessário conscientizar a população. Só assim é possível reverter o quadro no qual o país se encontra. : P

  • Larissa paiva santos

    4 anos atrás

    Isso é TRISTE viu eu fico tão triste em saber que a gente é o pais que mais produiz LIXO eu fico tão desapontada que meus olhos ate ficam arregalados?obg pela atenção joga e um abraço

  • Luiz Antonio Cavalcanti Daflon

    4 anos atrás

    muito triste

  • Valentina Pomiglio

    4 anos atrás

    Coitada ,

  • Rosa Maria Rodrigues Castello Nuovo

    4 anos atrás

    Bom dia, triste estática...ótima matéria.

  • laaraujo@uol.com.br

    5 anos atrás

    bem que as pessoas podiam cuidar do meio ambiente...

  • LAVÍNIA ALVES SANTOS

    5 anos atrás

    muito triste saber que o brasil e um dos paises que menos reciclam lixo

  • CLARA BARRETO ROCHA MENDES

    5 anos atrás

    QUE DO ! :C

  • mata da slva

    5 anos atrás

    Bom dia! No 2º paragráfo da reportagem ... "Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico" diz que 11 milhões de toneladas equivale ao peso de 4 mil elefantes... Não seria 4 milhões de elefantes? Por favor responder no email da escola .... escoladamasco@hotmail.com

  • Jornal Joca

    5 anos atrás

    Olá! Realmente o correto seria 4 milhões de elefantes. Já atualizamos a matéria e mandamos e-mail para seu endereço respondendo também :) Muito obrigada pela correção e pedimos desculpas pelo erro!

  • Ana Carolina Santos

    5 anos atrás

    Eu gostei muito do tema e interessante?

  • EMEF EscultorVictor Brecheret

    5 anos atrás

    Meu nome é: Kevyn Chrystian da Silva tenho 10 anos. Muitas pessoas, compram bebidas e jogam, garrafas plasticas na areia da praia, e não se conscientizam do problema que é jogas plastico na praia e etc. E esse lixo vai todo pro mar, e os peixes, tartarugas e outros animais marinhos sofrem mutações genéticas, e ficam presos em plásticos ou acabam morrendo mesmo!

  • EMEF EscultorVictor Brecheret

    5 anos atrás

    Achei o texto muito legal e muito útil para salvar o planeta da poluição Jefferson e WALTER TEMOS 10 ANOS.

  • EMEF EscultorVictor Brecheret

    5 anos atrás

    achei o texto muito legal e muito útil para salvar o planeta da poluição

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido