Expressão teve 130 mil buscas entre 2023 e 2024, um crescimento de 230%. Crédito de imagem: Getty Images

O Dicionário Oxford divulgou, em 2 de dezembro, a expressão do ano. O termo “brain rot” (“cérebro podre” ou “podridão cerebral”, em inglês) foi o eleito, com mais de 37 mil votos.

Essa expressão descreve muito bem um sentimento que milhares de pessoas têm em tempos de redes sociais. Segundo o Oxford, é a “suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa por consumo excessivo de material — em especial on-line — trivial ou pouco desafiador”.

Podemos dizer, então, que o termo do ano está relacionado ao ato de passar horas rolando o feed das redes sociais sem realmente absorver nada dos conteúdos consumidos. Não à toa, ele foi buscado 130 mil vezes entre 2023 e 2024, um crescimento de 230%. 

Apesar da recente popularidade, a expressão foi usada pela primeira vez em 1854, pelo filósofo Henry David Thoreau, no livro Walden, ou a Vida nos Bosques. A obra critica a falta de valorização de ideias complexas e usou o termo brain rot em uma comparação com o apodrecimento das batatas na Inglaterra. 

Em português:

Enquanto a Inglaterra se esforça para curar a praga da batata, não haverá nenhum esforço para curar a praga do cérebro – que prevalece muito mais ampla e fortemente?

Ao longo dos anos, o crescente uso da expressão refletiu a preocupação constante com os impactos de certos conteúdos na atividade cognitiva das pessoas. O Boston Children’s Hospital reconheceu o distúrbio, denominado “Uso Problemático de Mídia Interativa”, em tradução livre. Uma provedora de saúde nos Estados Unidos publicou diretrizes para identificar casos de brain rot e oferece tratamento para o problema.

Outras palavras que se destacaram em 2024

  • Demure”: comportamento ou aparência reservada; uso de roupas discretas.
  • Dynamic pricing: variação de preços de acordo com a demanda.
  • Lore”: conjunto de conhecimentos ou histórias relacionado a um tema.
  • Romantasy”: gênero literário que mistura romance e fantasia.
  • Slop: conteúdo gerado por inteligência artificial, considerado de baixa qualidade.

Fontes: G1 e Estadão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido