O ativista Nelson Mandela. Foto: Media24/Gallo Images/Getty Images
Mata do Buçaco, onde as árvores serão plantadas. Foto: Wikimedia Commons

A Mata Nacional do Buçaco, em Portugal, receberá um bosque de cerca de cem árvores em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013). A apresentação pública do local ocorrerá em 18 de julho, dia do décimo Mandela Day, que homenageia o líder nascido nessa data. 

Batizada de Bosque Madiba (apelido do líder sul-africano), a iniciativa será importante porque a região teve muitas de suas árvores derrubadas após ter sido atingida pelo Furacão Leslie, em outubro de 2018. 

Cada uma das cem árvores será usada para contar um momento histórico da vida de Mandela e de sua luta pela igualdade racial. Além disso, o bosque terá uma escultura gigante do homenageado, que será feita de materiais naturais no solo e poderá ser vista do alto.

Uma série de outras iniciativas associadas ao bosque também estão sendo desenvolvidas, como um programa de educação e cidadania chamado O Legado de Mandela, que será aplicado nas escolas para o ano escolar de 2019 e 2020, e o projeto Parque POP (Programa Operacional Pedalar), que ensinará crianças a andar de bicicleta. 

A inauguração do bosque está prevista para 18 de julho de 2020, no próximo Mandela Day. 

Quem foi Nelson Mandela?

O ativista Nelson Mandela. Foto: Media24/Gallo Images/Getty Images

Conhecido como Madiba, Nelson Mandela foi um dos principais líderes da luta contra o apartheid, regime na África do Sul em que os negros eram separados dos brancos e que durou de 1948 a 1994. No período, os negros não podiam morar nos mesmos bairros dos brancos nem frequentar os mesmos lugares (o que incluía ônibus, restaurantes e até escolas), ter propriedades de terra, entre outras restrições.

O governo era liderado por brancos, e Mandela, que estava insatisfeito com o sistema, começou a fazer campanhas para acabar com as restrições. Em 1964, quando tinha 46 anos, ele foi considerado pelo governo uma ameaça para o país e condenado a passar a vida inteira na cadeia.

Por conta da prisão injusta, o ativista passou a ser considerado um símbolo da luta contra a discriminação racial e pessoas do mundo inteiro pediam que ele fosse solto.

Em 1990, Mandela foi libertado por causa dessa pressão e, três anos depois, ganhou o prêmio Nobel da Paz (dado a pessoas que realizam projetos em defesa da paz mundial). Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

O Mandela Day, comemorado em 18 de julho, dia do aniversário de Madiba, comemora a vida do líder e incentiva que as pessoas lutem pelas causas que Mandela apoiava, como igualdade e democracia. 

O líder morreu em 5 de novembro de 2013, em Joanesburgo, na África do Sul, aos 95 anos. A causa da morte foi uma infecção no pulmão.

Comemoração da Fundação Nelson Mandela
Na última década, a Nelson Mandela Foundation (em português, Fundação Nelson Mandela) promoveu iniciativas no Mandela Day que providenciaram casas, bibliotecas, alimento e roupas para crianças e famílias da África do Sul. 

Para comemorar os dez anos da iniciativa, a entidade lançou uma nova série de metas para a próxima década, que recebeu o nome de Mandela Day: the Next Chapter (em tradução livre, Dia de Mandela: o Próximo Capítulo). Entre elas estão educação de qualidade para todas as crianças, redução da fome e fim da desnutrição de crianças.

Fontes: Canal Nelson Mandela Foundation, Globo, Nelson Mandela Foundation, Notícias de Coimbra e Sábado

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Maurits van t Hooft Prado Abreu

    4 anos atrás

    Eu não conhecia o Mandela ,que era muito importante no mundo.

  • Jornal_Joca

    4 anos atrás

    Que legal aprender algo novo, né, Maurits? Continue acompanhando e comentando as notícias do Joca :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido