Em 18 de julho é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. Instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2009, a data celebra a vida e o legado do líder que lutou por igualdade e justiça. Veja perguntas e respostas que o Joca preparou para contar um pouco sobre a trajetória dele.

Quem foi Nelson Mandela?

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no 18 de julho de 1918, como integrante da família real Xhosa. Ele foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul e ficou famoso por se opor fervorosamente contra o apartheid.

O apartheid (que significa “separação” em africânder) foi um regime que vigorou na África do Sul que tentava separar pessoas negras e brancas. Indivíduos de raças diferentes não podiam frequentar os mesmos lugares nem casar entre si, entre outras imposições. Além disso, direitos básicos eram negados à população negra, como direito ao voto.

Mandela sabia que isso era errado e lutou muito para que o apartheid acabasse – o que aconteceu aos poucos ao longo dos anos 1990.  

“Educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”

Nelson Mandela

Quanto tempo ele ficou na prisão?

A luta contra o regime fez com que Mandela fosse preso várias vezes, mas a pior sentença foi dada em 1964, quando ele foi condenado por terrorismo. Mandela passou 27 anos na cadeia e só foi libertado em fevereiro de 1990, pelo presidente Frederik de Klerk, por conta de pressões internacionais e da própria população do país. Quatro anos depois, em 1994, Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.  

Nelson-Mandela
Foto: Gideon Mendel/Corbis via Getty Images

“As pessoas são ensinadas a odiar e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é algo mais natural para o coração humano do que seu oposto.”

Nelson Mandela

Qual é o seu legado?

Como presidente, Mandela foi responsável por evitar uma guerra civil (quando pessoas da mesma região entram em guerra), unificou o país, ajudou a reverter parte dos estragos causados pelo apartheid e continuou lutando por direitos humanos e igualdade. Ele também ampliou o acesso ao saneamento básico e à energia elétrica, além de receber mais de 250 prêmios, como o Nobel da Paz e a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA. Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar.

Fontes: Nelson Mandela Foundation, DPE, UOL e Guia do Estudante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • guilherme

    2 anos atrás

    nossa que hitoria linda do nelson

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido