A estação possui 17 laboratórios e capacidade para 64 pessoas. Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação.
A estação possui 17 laboratórios e capacidade para 64 pessoas. Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação.

A base brasileira na Antártida, chamada Estação Comandante Ferraz, foi reinaugurada no dia 15 de dezembro. Ela tinha sido desativada após sofrer um incêndio que a destruiu parcialmente, em fevereiro de 2012, e irá voltar a funcionar completamente apenas em abril, quando a fase de testes estiver encerrada.

Para evitar que um novo incêndio ocorra, a estação foi equipada com mais extintores, saídas de emergência, alarmes e sensores de fumaça.  

Com capacidade para receber 62 pessoas, a instalação possui 17 laboratórios, que servirão para estudos de assuntos como medicina, ecologia (a parte da biologia que estuda a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente) e mudanças ambientais. 

A ideia era que a inauguração ocorresse no dia anterior, mas a data foi adiada porque a comitiva brasileira – que incluía o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão – não conseguiu chegar ao local por conta do mau tempo. 

Uma equipe passará por um treinamento para aprender a operar a instalação que, até agora, está sob os cuidados da Marinha e da empresa que realizou a obra.

Fontes: Folha de S.Paulo, HuffPost Brasil e Terra.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Lorenzo Ranzani Fernandes Costa

    11 meses atrás

    oi kkkkk

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido