Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
NO DIA 23 DE AGOSTO, a British Antarctic Survey, agência britânica de pesquisas na Antártida, comunicou oficialmente que foram detectados os primeiros casos de gripe aviária em aves marinhas no continente. “Os casos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) foram confirmados em populações de mandrião-grande [uma espécie de pássaro] em Bird Island, Geórgia do Sul, sendo os primeiros casos conhecidos na região da Antártida”, disse a publicação.
O que é gripe aviária?
Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus da gripe e que afeta aves domésticas e selvagens. Quando um humano entra em contato com um animal infectado, ele também corre o risco de ficar doente e apresentar sintomas como febre e dificuldade para respirar. Além disso, a gripe aviária impacta a economia de países como o Brasil, que exporta frangos para outras nações.
O que é a Antártida?
É o continente que fica mais ao sul da Terra, conhecido por também ser o mais frio. O local é coberto por uma camada de gelo que pode chegar a ter mais de 4 quilômetros de espessura. Lá há muitos ecossistemas, que vivem isolados de doenças. Os cientistas afirmam que a gripe aviária foi levada ao continente por pássaros que migraram para o local.
Por que isso é preocupante?
A Antártida possui diversas e enormes colônias de aves. Se a doença se espalhar entre esses animais, muitos podem voar para outros locais e transmitir a doença para outros pássaros, criando uma onda de contágio perigosa para o continente e o resto do mundo. Neste ano, diversos países registraram surtos recordes de gripe aviária.
FONTES: SUPERINTERESSANTE, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA, CNN E O GLOBO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.