por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo

A equipe da ONG Museu D’Bone Collector, que trabalha na conscientização para a preservação do meio ambiente, resgatou o corpo de uma baleia morta com cerca de 40 quilos de sacolas de plástico no estômago na costa das Filipinas, em 16 de março.

Por causa da quantidade de plástico engolida, a baleia quase não conseguia mais se alimentar e acabou morrendo de fome. “Como os plásticos ocuparam todo o estômago, impediram que o alimento passasse para o intestino, no qual é absorvido. Além disso, a desidratação contribuiu para causar a morte, pois baleias não bebem água como os seres humanos — o líquido é obtido a partir do que elas comem”, explica o biólogo Guilherme Domenichelli.

O plástico estava se acumulando há tanto tempo na barriga da baleia que tinha até começado a calcificar, ou seja, endurecer por conta da mistura com os alimentos que estavam lá dentro.

Quando estão no oceano, sacos plásticos são frequentemente confundidos com alimentos pelos animais marinhos. Além disso, podem ser vistos como ameaça para eles, já que os bichos não sabem o que são esses objetos.

Lixo que vai parar no mar. Foto: Divulgação

A quantidade desses resíduos é tanta que, segundo um estudo feito pela New Plastics Economy (Nova Economia dos Plásticos, em português), iniciativa global que trabalha com a reciclagem desse material, é possível que em 2050 exista mais lixo do que peixes nos oceanos se o ser humano não tomar atitudes pelo ambiente.

Ações ambientais que começam nas escolas

O Colégio Pio XII, da cidade de São Paulo, e o Colégio Uirapuru, de Sorocaba (SP), são algumas das escolas brasileiras que estão promovendo ações entre os alunos para diminuir a quantidade de lixo plástico.

No Pio XII, os copos descartáveis estão sendo retirados aos poucos e, em breve, não serão mais oferecidos.

Para entender melhor o impacto do lixo na natureza, os alunos leram livros, assistiram a vídeos e fizeram várias atividades relacionadas à necessidade de preservar os animais. “Eu acho que devemos cuidar deles da mesma forma como cuidamos da gente”, diz Mariana T., de 9 anos.

Alunos participaram de projetos para entender os danos ao meio ambiente do descarte inadequado. Foto: Divulgação

Mas o que uma pessoa pode fazer quando não há copos plásticos disponíveis? E o que fazer quando a única opção é utilizar esses copinhos?

Para responder a essas perguntas, os alunos não pensaram duas vezes: “Eu diria para a pessoa levar uma garrafinha para os lugares a que for. Assim, não precisará usar copos plásticos”, sugere Pedro P., de 8 anos.

E quando não há outra opção senão usar os copos, Heloísa M., de 8 anos, dá a dica: “Quando a pessoa esquecer a garrafinha, por exemplo, ela pode usar o copo plástico e reutilizá-lo várias vezes. Quando não der mais, pode reciclar”.

Sem canudos plásticos

No Colégio Uirapuru, os próprios alunos foram os responsáveis por uma grande ação contra os canudos plásticos. Depois de assistir a vídeos, ler matérias e realizar atividades sobre os problemas que o lixo causa para os animais, os estudantes fizeram banners sobre o material e espalharam pela escola. “Nós colocamos os cartazes em vários lugares, inclusive no prédio das crianças menores, para que desde cedo elas saibam dos perigos e parem de usar”, conta Júlia S., de 10 anos.

A campanha mobilizou as pessoas de tal forma que, agora, a lanchonete do colégio não oferece mais canudos de plástico, o que ajudou muito na redução do consumo do material, segundo a aluna Lara S., de 10 anos. “Antes, muita gente pegava canudos na cantina e agora não pega mais. Nós pedimos copos”, explica.

Um dos cartazes elaborados pelos alunos. Foto: Divulgação

E o que fazer ao ver uma pessoa usando canudo de plástico e descartando de modo incorreto? Que atitude tomar?

No caso de Francisco T., de 11 anos, algo do tipo aconteceu entre ele e o irmão. O aluno conta que pediu que o irmão não usasse mais esse tipo de material e lhe explicou os riscos que o descarte inadequado representa para o meio ambiente. Ao final, tudo indica que a conversa teve efeito positivo: “Depois de me ouvir, ele disse: ‘É mesmo, vou parar de usar’.”.

Outro que já tem uma ideia do que faria caso encontrasse alguém que usa canudo plástico é Gianluca O., de 11 anos. Ele diz que primeiro mostraria o vídeo de uma tartaruga que estivesse sofrendo com um canudo preso no nariz e, depois, sugeriria algumas opções para substituir o material: “Eu indicaria canudo de ferro e de papel, que são mais adequados”, diz.

*Essa matéria foi publicada em versão reduzida na edição 129 do Jornal Joca.

 

#PraCegoVer

Imagem 1: A imagem mostra um homem, cercado de lixo, segurando com as duas mãos um longo pedaço amarelo de plástico.

Imagem 2: A fotografia mostra chinelos, garrafas de água e embalagens de comida descartados no mar.

Imagem 3: A imagem é das crianças participantes do projeto, uniformizadas com camiseta branca. A primeira garota usa uma saia vermelha e faixa de cabelo da mesma cor, ao seu lado há uma garota usando um short preto, um garoto usando bermuda preta e uma última garota usando calça preta e uma tiara amarela com uma flor.

Imagem 4: O desenho feito pelos alunos ilustra uma menina de coque e vestido rosa ao lado de uma lixeira vermelha com quatro canudinhos de plástico voando ao redor da lata de lixo, do outro lado há um menino de roupa azul e calça cinza.

Imagem 5: O infográfico com um fundo verde mostra o tempo que cada material leva para se decompor na natureza, sendo eles:

Canudo – 500 anos

Copo plástico – 50 anos

Fralda descartável – 450 anos

Chiclete – 5 anos

Latas de alumínio – de 200 a 500 anos

Fontes: Unifesp e EBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (98)

  • Sofia Araújo Alarcón

    4 anos atrás

    Devemos reciclar, reutilizar ou reduzir os materiais como plastico, vidro,papel e metal.Porque assim vamos ter um mundo melhor. Colegio Pio XII, Sofia Araujo 3º ano A.

  • Alessandra

    4 anos atrás

    Eu não gosto de ver os animais marinhos sofrerem por causa dos copos plásticos. Por isso eu e meus amigos evitamos usar copinhos descartáveis. Bernardo Alves 3º A

  • Silvia

    4 anos atrás

    Não jogar lixo no mar! Lixo se joga no lixo! As pessoas deviam ajudar a recolher o lixo jogado no mar para as baleias não morrerem! Por que jogar lixo no mar se sabemos que podemos reciclar?

  • clara leonel

    4 anos atrás

    MARIANA FAMA 3-A O plástico faz mal para os seres vivos e aos humanos, precisamos acabar com o plástico nos mares e em todos os lugares. E cada um de nós podemos fazer sua parte não jogando nos mares e rios. Em nossa escola tiraram os copinhos de plástico e em alguns lugares os canudinhos de plástico também não são mais usados. MARIANA 3-A

  • Camila Sbervelieri Canonico

    4 anos atrás

    Eu amo muito os animais e muitos deles estão em extinção por causa do lixo plástico, queria incentivar as pessoas a mudarem isso, quando soube da notícia que uma baleia foi encontrada morta com 40 quilos de plástico no estomago, fiquei muito triste. Toda vez que for a praia vou recolher os lixos plásticos que ver pelo caminho e jogar fora no local adequado.

  • Andrea

    4 anos atrás

    Podemos salvar o nosso planeta não usando mais copos e canudos descartáveis Lorenzo romano colégio pio xii 3ºano A

  • Carlos Eduardo Thomé Ferreira

    4 anos atrás

    As pessoas não tem consciência no consumo de usos plásticos e isso prejudica os animais marinhos. Bem, nos podemos pensar que o mundo é só nosso mas existem outras formas de vidas magnificas na terra. Para evitar que isso aconteça com a gente podemos fazer a diferença usando os três R "Reultilizar" "reciclar" "reutilizar" Podemos fazer a diferença no nosso universo mas lembre-se que nós não somos a única espécie de vida na terra. Carlos Eduardo Thomé Ferreira 3° Ano A.

  • Nina Hkim Terpins

    4 anos atrás

    VOCE JA PENSOU NOSSO PLANETA COM MARES/ RIOS LIMPOS?SE A AUMANIDADE NAO JOGASSE LIXO EM TODO LUGAR QUE VE PELA FRENTE A BALEIA NAO TERIA MORRIDO !

  • Nina Hkim Terpins

    4 anos atrás

    NOSSO PLANETA ESTA CENDO PREJUDICADO POR LIXO POR EXEMPLO UMA BALEIA FOI ENCONTRADA COM 40 KG DE LIXO NO ESTOMAGO

  • Nina Hakim Terpins

    4 anos atrás

    NOSSO PLANETA ESTA CENDO PREJUDICADO POR NOS MESMOS ESTAMOS JOGANDO LIXO QUE AINDA PODE SER RESICLAVEL REUTILIZADO REAPROVEITADO.

  • Gabriel A. R. von Ancken Erdmann Amoroso

    4 anos atrás

    É preciso evitar de usar copo plástico e não usar pratos plásticos e nem canudos. Fazendo isso não haverá lixo no mar e evitará que animais marinhos morram. Gabriel A. R. Von Ancken Erdmann Amoroso 3º ano D - Colégio Franciscano Pio XII

  • pedro lucas andrade vasconcelos

    4 anos atrás

    COLEGIO FRANCISCANO PIO XII Eu acho que devemos mudar nossas atitudes e parar de jogar lixo no mar nos rios e cuidar no meio ambiente e dos animais que ainda temos, deixando de fazer coisas que faça com que eles sofram e corram o risco de serem extintos. Pedro Lucas 3 ano C

  • Flavia

    4 anos atrás

    Impressionante! O ser humano não sabe diferenciar o bem do mal.

  • Adriana

    4 anos atrás

    Lorena Caron Rondelli - PioXII 3 A Eu gostei muito do trabalho que as escolas estão fazendo com as crianças para ajudar o meio ambiente eu acho isso muito interessante. O ser humano está destruindo o meio ambiente coitada da natureza demora demais para desfazer o plástico até lá algum animal já comeu e pode morrer.

  • Maria Luiza Dib Dutra

    4 anos atrás

    O plástico é um material que os peixes confudem com alimentos. Não podemos joga.lo no mar.

  • clara leonel

    4 anos atrás

    Precisamos parar de jogar lixo no mar, porque senão em 2050 vai existir mais lixo do que peixes no mar.

  • André Lauria Dutra

    4 anos atrás

    As pessoas devem cuidar do mar e dos seres que vivem lá. A natureza é nosso lar. Devemos cuidar. Maria Luiza Dib Dutra

  • ADRIANE

    4 anos atrás

    As pessoas deveriam respeitar mais os oceanos onde os animais marinhos vivem, porque eles não entendem que o lixo não é comida. Para não poluirmos devemos usar menos plástico! Não usar canudos de plástico, nem copos, nem sacolas. Podemos reciclar o lixo e usar produtos reutilizáveis. Podemos até fazer brinquedos com o lixo que seria reciclado. SALVE O PLANETA E OS ANIMAIS

  • ADRIANE

    4 anos atrás

    As pessoas deveriam respeitar mais os oceanos onde os animais marinhos vivem, porque eles não entendem que o lixo não é comida. Para não poluirmos devemos usar menos plástico! Não usar canudos de plástico, nem copos, nem sacolas. Podemos reciclar o lixo e usar produtos reutilizáveis. Podemos até fazer brinquedos com o lixo que seria reciclado. SALVE O PLANETA E OS ANIMAIS LUCAS PUCCINI HAIKEL - 3C

  • Leonardo

    4 anos atrás

    Nos dias de hoje não da mais para aceitar a falta de educação e conscientização das pessoas, pois temos tantas informações de como o lixo pode prejudicar a natureza.

  • ADRIANA

    4 anos atrás

    Gente eu acho que nós devemos parar de jogar lixo no mar, nas ruas e na natureza. Exemplo: nada de plástico, metal, vidro e etc. Lugar de lixo é no lixo! Vamos fazer nossa parte e ajudar a salvar o planeta. Não quero morar em Marte!!! Abraços Rafael dos Passos Ferraz Cardoso 3ºD

  • Suelen

    4 anos atrás

    O plástico é perigoso para os animais e para os seres vivos precisamos acabar com o plastico nos mares e em todo lugar. João Pedro 3 ano C

  • araujo_caroline_gusson@lilly.com

    4 anos atrás

    Gabriela 3C As pessoas devem fazer mais coletas de lixo ,reciclar o lixo e reutilizar tudo que puder ser reciclado.

  • ANALUCIA

    4 anos atrás

    Porque as pessoas continuam usando copos plasticos, canudos...? Senao o planeta vai virar lixo puro

  • ANALUCIA

    4 anos atrás

    porque as pessoas continuam usam copos plasticos, canudos...

  • Nina Hakim Terpins

    4 anos atrás

    NAO PODEMOS USAR COPOS PLÁSTICOS E CONTINUAR JOGANDO COISAS QUE PODEM SER RECICLADAS NA NATUREZA, PORQUE ISSO PREJUDICA MUITO A VIDA DOS ANIMAIS!

  • Maria Julia

    4 anos atrás

    Não devemos jogar lixo em qualquer lugar se não ele vai para lugares que tem animais, e os animais se confundem o lixo com comida, eles comem, e se não forem salvos a tempo eles morrem. Então não joguem lixo em qualquer lugar. Obrigado por ler Pedro.

  • Rafaela

    4 anos atrás

    é muito triste ver essa situação no mar,nós estamos estragando nosso planeta desse jeito e temos que lembrar que não tem um planeta b.a maioria de nos somos os culpados por isso,vamos ter conciencia.Maria Clara Pieper Tchirichian 3 C

  • Rafaela

    4 anos atrás

    é muito triste ver essa situação no mar,nós estamos estragando nosso planeta desse jeito e temos que lembrar que não tem um planeta b.a maioria de nos somos os culpados por isso,vamos ter conciencia. .recicle,use as coisas com conciencia ,vamos cuidar do nosso planeta,colabore por favor.Maria Clara Pieper Tchirichian 3 C

  • Rafaela

    4 anos atrás

    é muito triste ver essa situação no mar,nós estamos estragando nosso planeta desse jeito e temos que lembrar que não tem um planeta b.a maioria de nos somos os culpados por isso,vamos ter conciencia. um exemplo é o rio tiete ,todo sujo,tantas especies que morreram pela poluição desse rio .recicle,use as coisas com conciencia ,vamos cuidar do nosso planeta,colabore por favor.Maria Clara Pieper Tchirichian 3 C

  • Eliane

    4 anos atrás

    Eu não uso mais copinho e canudinho plástico na escola, uso garrafinha de água. Tenho dó dos animais que comem lixo no mar. Quero que as pessoas reciclem e reutilizem as coisas e joguem lixo no lixo. Lucas Caldeira, PIO XII 3 ano A

  • Luca Zamignani Correa da Silva

    4 anos atrás

    Precisamos cuidar melhor do nosso planeta. Ele é nosso lar e será também o lar dos nossos filhos no futuro.

  • Iliane Geraldi Garcia

    4 anos atrás

    Precisamos de uma vez por todas, nos consientizarmos e parar de jogar lixo nas praias e oceanos para que nao ocorra mais isso.

  • Ana Luiza

    4 anos atrás

    Essa quantidade de lixo é muito grande, destrói o nosso planeta e muitas espécies de animais vão morrer, e não só baleias. Precisamos por em prática os 3R; reciclar, reutilizar, reduzir. Segundo as pesquisas, se não cuidarmos do meio ambiente em 2050 vai ter mais lixo nos oceanos do que peixes. Felipe Albano Palladino - 3º C - Colégio Pio XII

  • Iliane Geraldi Garcia

    4 anos atrás

    coitada da podre baleia ,ela morreu tao sedo ,e muito triste iso ,ela ainda morreu com lixo na barriga dela da muito do ,pesual nao jogem lixo na rua e nen no mar ok .

  • Isabella Cardoso Balan

    4 anos atrás

    Devemos nos conscientizar e passar a usar menos copinhos plásticos e canudos. Quando usarmos devemos descartar no lugar apropriado.

  • fabiana.cmchiode@terra.com.br

    4 anos atrás

    Devemos reciclar o lixo , pois o lixo prejudica os animais marinhos. Eles confundem o lixo com comida , acabam comendo e morrem. Além de reciclar podemos reduzir a quantidade de plástico no dia a dia reutilizando.

  • ITHALO LYOTO AOKI OTANI

    4 anos atrás

    Devemos preservar a natureza, não poluindo o nosso planeta, protegendo os animais, reciclando o lixo e ensinando as outras pessoas a fazer o mesmo. Íthalo Otani - 3 ano C

  • Maria Fernanda Franco Heide

    4 anos atrás

    As pessoas não tem consciência do que pode acontecer com os animais marinhos, mas devemos ajudar o ambiente aquático, fazendo: Não jogando lixo no mar, não usar mais copo, canudo e sacola de plástico. Também falar para as pessoas que devemos cuidar do planeta como cuidamos da nossa casa, ele pede socorro! Maria Fernanda Heide - 3ºano C - Pio XII - São Paulo.

  • Steffi Gadelha Rubim Assis

    4 anos atrás

    As pessoas jogam muito lixo no mar, 40 quilos é muito lixo, e não só as baleias vão morrer, mas também outros animais aquáticos. Todas as pessoas prescisam reciclar, reutilizar e reduzir mais o lixo, e assim nós vamos cuidar do meio ambiente. Steffi 8 anos, 3o ano C do colégio pio XII

  • Guilherme Gomes Utumi

    4 anos atrás

    Muitos animais morrem por causa das pessoas que jogam lixo no mar, e isso deve parar. Se o lixo fosse reciclado a baleia não teria morrido desse jeito.

  • Luiza da Rosa Cirelli

    4 anos atrás

    Se as pessoas não tivessem jogado tanto lixo no mar, essa baleia ainda estaria viva, e ela estaria nadando no mar. Temos que aprender que lixo vai no lixo, e não no mar. Luiza da Rosa Cirelli 3o. Ano C

  • Daniela

    4 anos atrás

    Notícia triste ,a baleia morreu com o saco plástico e o lixo que jogam demora para se decompor no mar. Théo Maia 3ºc 8 anos

  • Aislane

    4 anos atrás

    Não devemos jogar lixo na rua, mas sim reciclar o lixo. Por exemplo copo plástico deve ser colocado no lixo plástico e assim o copo é reciclado e será reutilizado por outra pessoa. Isso também funciona para outros materiais, como papel, vidro e aluminio por exemplo. O lixo não reciclável deve ser jogado no lixo comum. Vitor Ferreira de Vuono, 3º ano C.

  • ROBERTO

    4 anos atrás

    Eu acho que o homem deve se preocupar com o mar e os animais marinhos além dele mesmo. E também se o homem continuar jogando lixo no mar, não vai existir mais vida no mundo. O que todos nós não queremos isso.

  • ROBERTO

    4 anos atrás

    Bernardo Brandão Cerqueira, Eu acho que o homem deve se preocupar com o mar e os animais marinhos além dele mesmo. E também se o homem continuar jogando lixo no mar, não vai existir mais vida no mundo. O que todos nós não queremos isso.

  • Sophia Kfouri Rodrigues

    4 anos atrás

    Eu acho que deveríamos mudar nossas atitudes e não jogar nada no mar, pois não somos nós que vamos ficar convivendo com todo aquele lixo. Mas, sim, os animais como baleias, peixes e tartarugas. Então, pessoal, vamos reciclar o lixo que produzimos e melhorar o mundo!!!

  • Sophia Kfouri Rodrigues

    4 anos atrás

    eu acho que deveríamos melhorarmos pelas nossas atitudes e não jogar lixo no mar, pois não é agente não que engole o lixo mais sim os animais engolem, baleias, peixes e outros animais, então vãmos melholhorar o mundo

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    OS ALUNOS DO 1º ANO D, ACHARAM A NOTICIA DA MORTE DA BALEIA MUITO TRISTE. ELES PENSAM QUE ALÉM DE JOGAR O LIXO NO LIXO É PRECISO QUE O SER HUMANO TOME A DECISÃO DE RECICLAR PLÁSTICOS PARA NÃO POLUIR O MEIO AMBIENTE.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    OS ALUNOS DO 1º ANO C FICARAM TRISTES COM A NOTÍCIA DA MORTE DA BALEIA. TODOS SE COMPROMETERAM A NÃO JOGAR MAIS LIXO FORA DO LIXO, ASSIM ESTARÃO CUIDANDO MELHOR DO PLANETA.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu achei muito triste com esse acontecimento mas agente pode acabar com isso não jogar lixo na rua por favor. Gabriel Novais e Fernando Domanoski 5°E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Victor-10 anos 5 º ano E Indignação! salvem os animais aquáticos,já tem um mar radioativo por aí! #animais,#limpeza,#tudo! Pedro-10 anos 5 º ano E Eu acho um absurdo o ser humano destruir e matar tudo que ele vê pela frente,ele tem que conservar a natureza ou nós também vamos sofrer.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    nos seres humanos não devemos jogar lixo no mar por causa disso a cada ano morre muitos animais aquáticos como peixes baleias e etc assim como nós todos são seres vivos por isso não devemos maltrata- los jogando coisas para o engasgados ou até mesmo mata-los Enzo Vinicíos e Gabriel Santos 5º Ano E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Não entendo qual a intenção das pessoas pra q ficar jogando lixo no mar,no chão etc... se eu fosse um peixe ou outro animal eu faria protesto contra a poluição no mar em lago e floresta . Isabela Martins e Lukas Wesley 5ºano E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Se a humanidade parece de jogar lixo nos mares não haveria tantas mortes de bichos marinhos poluição no mar , desse jeito daqui alguns anos não havera mais água potável e mais bichos marinhos. Bruna e Lavinia 5 º Ano E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    oiii joca acabamos de ler a noticia da baleia que ingoliu o plastico. Ficamos muito triste e vamos orientar as pessoas que lixo e no lugar de lixo não na rua alunas Barbara e Isabella . um beijo stephane e um abraço joca

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Ficamos muito triste com essa história que aconteceu com a baleia porque a cupa foi nossa e temos que se colocar no lugar da baleia porque e se fosse o ser humano. de Kauan s.n e Tiago m.f 5 ano e.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    A NOS ESTAMOS TRISTES PELA BARBARIDADE QUE ESTA ACONTEÇENDO. E PRESCISAMOS PARAR DE JOGAR LIXO NO MAR. ISAQUE E MATHEUS

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    E muito triste de saber que a baleia morreu por causa dos humanos. Pedro 9 anos 4 ano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    NÃO ADIANTA AS PESSOAS FALAREM QUE NÃO É PARA JOGAR LIXO NO MAR POR QUE MUITAS PESSOAS SÃO TEIMOSAS E NÃO ENTENDEM A NECESSIDADE QUE OS ANIMAIS MARINHOS PASSAM. AS PESSOAS ACHAM QUE OS ANIMAIS TEM CELEBRO PARA ENTENDER O QUE É COMIDA E O QUE NÃO É. OS ANIMAIS MARINHOS QUANDO ESTÃO COM FOME COMEM O QUE VEM PELA FRENTE . SOPHIA FERREIRA GARCIA 9 ANOS IARA LIMA SOUZA MAFRA 9 ANOS

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Devemos parar de jogar lixo nos mares exemplo tem um papel no chão você pisa no papel você vai na rua o papel vai no esgoto ai tem pessoal que vai na praia ai joga lixo no mar ai os bichos aquaticos ai come e morre. Nicolly 9 anos e Murillo 9 anos 4 ano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Joca eu prometo que nunca mais eu vou jogar o lixo na rua Ana Clara e Larissa beijos Joca .

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Os humanos não se cansa de jogar lixo no mar eles deviria jogar no lixo e não mais jogando mar eles não estão cuidando do Oceano. Jhonatan e Vitor 4 ano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Achei bem triste pois os seres humano devia pensar na nossa natureza e pensar na nossa vida e também eles deviam pensar como seria sem os animais e a nossa natureza. Gabrielly reis e Maria vitoria. 4ºano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu ACHEI TRISTE ESSA NOTICIA. PATRIK - 9ANOS

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Os humanos não se cansa de jogar lixo no mar eles deviria jogar no lixo e não mais jogando mar eles não estão cuidando do Oceano. Jhonatan e Vitor

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu acho que os humanos deveria ter mai higiene eles são muitos sujos eles tem falta de educação eles jogam muito lixo na rua e da rua vai pro bueiro e do bueiro vai pro rio e do rio vai pro mar e depois esse lixo vai para a barriga dos animais . exemplo vai pra barriga da baleia e a baleia morre de tanto comer plastico em tão humano tenha mais higiene uma baleia jà morre por causa deses humanos sem higiene uma baleia comeu 40kilos de plastico e esse foi u nosso comentàrio mais higiene. 4ºAno D Luiza e Maria Rachel

  • eduardo.braia@gmail.com

    4 anos atrás

    Eu acho que nós deviamos jogar o noso lixo no lugar correto, e evitar ao máximo usar copos e canudos plásticos ;-; André Dini 3- A

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Por que as pessoas jogam lixo em qual quer lugar Miguel Augusto Figueiredo Rodrigo Jungers 4º ano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Para não levar água pro mar podemos não jogar lixo nas ruas assim não vamos matar nenhum animal marinho e o jeito certo e jogar lixo no lixo assim podemos ajudar a natureza e conservar o meio ambiente. Escrito por Gabrielly Mafra e Amanda de Jesus do 4 ano D.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    As pessoas não aprendem a jogar o lixo no lugar certo. Erick 4ºano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    anos Devemos parar de jogar lixo nos lugares exemplo no mar na ruas nicolly 9 anos e murillo 9 anos 4 ano D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    EU ACHO QUE NAO PODE JOGAR LIXO NO MAR E NO CHAO EU NAO JOGO LIXO NO CHAO MARIANNA E THALITA 4 ANO D.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu acho que os seres umanos tenqun jogar o lixo no lixo e tambem tem que respeitar as regras

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu acho que o ser humano tem que jogar lixo no lixo não no mar e tem que respeitar as regras e não jogar lixo na rua. Gustavo e Ryan 4

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Que triste devemos parar de jogar lixo no mar e devemos reciclar. Enzo 9 anos Matheus 9 anos

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    nossa coitada da baleia não divia acontece isso mais

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    n

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    não joga lixo no mar porque os animais pode morrer Vinicius Ribas Nicolas

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    As pessoas não deveriam jogar lixo na praia e na natureza porque mata os animais e o seres humanos . rafael erick

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    coitada da baleia foi nossa culpa, se a gente nao jogar lixo no mar a baleia nao teria morrido. giovanna rosa 4e

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    As pessoas nao tem nocao do estrago que elas fazem na vida mrinha espero que a humanidade mude realmente isabela nascimento da silva 9 anos

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    OS ALUNOS DO 3º ANO E FICARAM ENTRISTECIDOS COM A NOTÍCIA DA MORTE DA BALEIA. A CULPA É DOS SERES HUMANOS QUE PRECISAM APRENDER A RESPEITAR O MEIO AMBIENTE. PRESTE ATENÇÃO!!! NÃO JOGUE O LIXO NO CHÃO, ISSO SÓ VAI PIORAR A SITUAÇÃO!

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Tadinha da baleia culpa dos seres humanos que nao pensao que um simples papel de bala pode matar milhoes de peixinhos que antes estavao vivos e felizes no mar e agora estao no cemiterio do oceanos Livia Guidoti Militao 10 anos 4 ano E Tadinha da baleia ela nao merecia isso tudo culpa de gente que nao tem vergonha na cara ass Maria Eduarda Fernandes Fagundes 11 anos 4 ano E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Tadinha da baleia nao merecia morrer comendo plastico, nos seres humanos devemos conservar mais o meio ambiente para que isso nao aconteça mais. ass:mellissa 4 ANO E. 9 anos. Coitada nos devemos ter vergonha por jogar lixo no mar e os animais comerem pois eles sao inocentes e nao sabem oque comem. ass: isabel 4 ANO E. 9 anos

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Vamos contribuir que podemos jogar mas lixo no lixo do que jogar no chao para nao machucar os bichos. EDUARDA E KATARINA 4 ANO E.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Não joguem lixo no mar;tratem os animais bem ;igual nos tratamos os humanos bem-MURILO E CAUÃ.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu e meu amigo estamos tristes por causa que animais tão morrendo a cada ano,esse assunto quando vi fiquei assustado então estou triste não quero que mata os animais. assinado Daniel e Ébano 4 ano e tarde

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu quero que parem de joga lixo na praia e nos rios e tira os plasticos das praias gustavo e otavio

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Os animas nao merece isso ser tratados mal e tratar eles bem e pensar antes de jogar o lixo no chao e pensar nos animais e na munidade marcella e dandara 4 ano e

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Que nao jogue plastico no mar e coloca no lugar certo para nao afetar os animais tipos baleias etc muitos animais pietro e luis otavio ferreira patricio viera

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Não jogar lixo no mar porque os animais pode come e morre Vinicius Ribas Nicolas

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    TRISTE NOTICIA. ENZO - 9 ANOS

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu achei muito legal essa reportagem, porque ficamos sabendo do tempo de decomposição do plástico. Vitor 4º B

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu gostaria que as pessoas soubessem que é importante saber sobre o tempo de decomposição do plástico, pois assim poderíamos evitar tanta morte de animais. Isadora 4ºB

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu gostaria que as pessoas tentasse não utilizar muito plástico Achei muito legal que agora temos os plásticos bio-degradáveis. Daqui a alguns anos poderíamos ter leis que proibissem o uso de plásticos. Mirella - 4º B

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    As pessoas devem se conscientizar e jogar todo o lixo nos devidos lugares, só assim não teríamos tanto lixo nos oceanos , e causando tanto mal ao meio ambiente. Julia 4º C

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    A humanidade não se cansa de jogar lixo no mar, as pessoas devem ter consciência de suas atitudes , para que isso não aconteça mais. João Pedro 4º ano C

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido