Crédito de imagem: Getty Images

De acordo com novos dados divulgados no dia 26 de agosto, pelo instituto de estatísticas da Argentina, o turismo brasileiro no país cresceu cerca de 11% no mês de julho, indo na contramão de uma baixa geral do setor turístico no país, que viu o número de visitantes recuar nos últimos meses. 

Em 2024, dos 3,8 milhões de turistas que visitaram a Argentina, 843 mil (cerca de 22%) eram brasileiros, que relatam a variedade gastronômica e a proximidade como fatores de peso para a escolha do destino.

Fontes: Folha de S.Paulo e Indec.

Baleia acusada de espionagem é encontrada morta na Noruega

No dia 31 de agosto, a baleia beluga batizada de Hvaldimir foi encontrada morta na baía de Risavika, na Noruega. O animal ficou famoso em 2019, quando foi avistado com um cabresto e um equipamento que parecia uma pequena câmera, o que levou algumas pessoas a desconfiar de que fora treinado para ser um espião russo. Apesar de bichos espiões não serem novidade, a suspeita nunca foi confirmada oficialmente. Quem divulgou a nota de pesar foi a Organização Não Governamental (ONG) Marine Mind. 

Fontes: G1 e CNN. 

Empresas na China dão folga para que funcionários joguem videogame

Em 20 de agosto, algumas companhias chinesas decidiram dar um dia de folga para que os funcionários tivessem a oportunidade de aproveitar Black Myth: Wukong, novo jogo de videogame lançado para PlayStation 5, pela Game Science. Isso aconteceu em razão da popularidade de Black Myth e pelo fato de o jogo abordar aspectos da mitologia chinesa, como a lenda do Rei Macaco. Além do dia de folga, as pessoas ganharam uma cópia do game.

Fontes: MSN e IGN.

Crédito de imagem: Getty Images

A Turquia fez um pedido oficial para se juntar ao grupo dos Brics, organização de economias mundiais da qual o Brasil faz parte, em 2 de setembro. O pedido pode se tornar tópico de discussão na cúpula dos Brics, que deve ser realizada na Rússia, entre 22 e 24 de outubro.

Fontes: UOL e Exame.

IBGE divulga novo censo demográfico brasileiro

Foi publicado no Diário Oficial da União o novo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 29 de agosto. A estimativa mostrou que, em 1º de julho de 2024, a população brasileira era de 212.583.750 habitantes. Em outubro do ano passado, o censo apontava 203.080.756 pessoas no país. As projeções também revelaram que a população brasileira, que sempre apresentou tendência de aumento, deve começar a diminuir em 2042. “A gente vai ter a população crescendo cada vez mais a taxas menores, e o último ano de crescimento do Brasil seria 2041”, disse Marcio Minamiguchi, gerente de projeções e estimativas populacionais do IBGE, durante o evento de apresentação dos dados.

Fonte: IBGE.

Rússia e Ucrânia trocam ataques durante volta às aulas

No dia 2 de setembro, a capital da Ucrânia, Kiev, sofreu uma série de explosões após um lançamento de mísseis e drones pela Rússia. A força aérea ucraniana declarou que destruiu 22 dos 35 mísseis e 20 dos 23 drones de ataque. Além disso, a Rússia enfrentou ofensivas da Ucrânia, inclusive no centro esportivo de uma universidade. As explosões ocorreram no mesmo dia de volta às aulas em muitas escolas ucranianas.

Fontes: CNN, Valor Econômico e G1.

Venezuela sofre com apagão geral de energia

Um apagão geral deixou grande parte da Venezuela sem energia elétrica em 30 de agosto. A luz só voltou em todo o país no dia seguinte, um sábado; no entanto, falhas pontuais ainda foram registradas em estados das regiões sul e oeste. Serviços como metrô e conexão com a internet foram restabelecidos ainda na manhã do dia 31. O cenário da falha elétrica também pode ser associado à crise política que o país enfrenta com a presidência assumida por Nicolás Maduro (saiba mais aqui).

Criador do Telegram é preso, em Paris

No fim de semana de 24 de agosto, Pavel Valeryevich Durov, empreendedor russo de 39 anos famoso pela criação da rede social de mensagens Telegram, foi preso ao chegar a Paris, em seu jato particular. Pavel é acusado de não responder corretamente para impedir ações criminosas no aplicativo. A empresa Telegram enviou uma nota oficial à imprensa afirmando “cumprir com as normas da União Europeia, incluindo a Lei de Serviços Digitais”.

Fontes: BBC, G1 e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido