Nigéria, na África

Um atentado deixou pelo menos 50 mortos na cidade de Mubi, na Nigéria, nesta terça-feira, dia 21. Um homem entrou em uma mesquita, o templo sagrado dos muçulmanos, e acionou explosivos, atingindo as pessoas que estavam no local. O número de feridos ainda não foi divulgado.

Embora a polícia ainda não tenha muitas informações sobre o criminoso, acredita-se que ele fazia parte do grupo Boko Haram. O terrorista morreu na hora do ataque.

O que é o Boko Haram?

Criado em 2002, o grupo terrorista tem como principal objetivo governar a Nigéria seguindo uma visão radical e distorcida do islamismo.

O Boko Haram existe desde 2002, mas ganhou mais força nos últimos anos.

Os membros devem seguir regras rígidas, como não usar camisetas ou calças e não receber educação parecida com aquela que é dada nos países ocidentais, como Estados Unidos e Brasil. Para o Boko Haram, tudo o que vem da cultura ocidental é ruim.

Há anos, a facção vem realizando ataques e sequestros para dominar territórios e impor seus valores. Desde 2009, os terroristas já mataram 20 mil pessoas e obrigaram 2 milhões a deixarem suas casas, de acordo com dados divulgados pelo Banco Mundial.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido