Dos cinco artistas nomeados ao Grammy 2021 de melhor álbum infantil, três recusaram a indicação ao prêmio. Esse foi o jeito que eles encontraram para protestar contra a ausência de pessoas negras na categoria. As bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas e o cantor Alastair Moock comunicaram a decisão, em dezembro, nas redes sociais.

No texto, eles dizem que a indicação de somente artistas brancos — e apenas uma mulher — para melhor álbum infantil não é de hoje. Segundo os músicos, nos últimos dez anos, só 6% das indicações da categoria foram para pessoas negras e 30% para mulheres.

#pracegover: The Okee Dokee Brothers em cerimônia anterior do Grammy. Um dos membros usa terno cinza e o outro terno preto. Eles estão no tapete vermelho da premiação. Foto: Frazer Harrison/Getty Images for The Recording Academy

Os artistas se disseram decepcionados após um ano de tantos protestos e debates sobre racismo nos Estados Unidos, onde a premiação é realizada, com o movimento Black Lives Matter (vidas negras importam, em português —saiba mais na edição 151 do Joca). Além disso, nos EUA, mais da metade das crianças não são brancas. Os artistas declararam esperar que mais mulheres e pessoas negras sejam indicadas à categoria de melhor álbum infantil no próximo ano.

A diretora de diversidade, equidade e inclusão do Grammy, Valeisha Butterfield Jones, afirmou à rádio norte-americana NPR que a organização do prêmio tem se esforçado para aumentar a diversidade, mas justificou que os desafios para conquistar mais igualdade continuam sendo enfrentados no mundo todo. “Ainda temos muito trabalho a fazer”, admitiu.

#pracegover: Alastair Moock de terno preto no tapete vermelho da edição de 2014 do Grammy. Foto: Steve Granitz/WireImage

Com a saída dos três indicados, o melhor álbum infantil será disputado por dois artistas: a cantora Joanie Leeds e o músico Justin Roberts. Joanie foi apoiada pelos que deixaram a premiação a continuar na disputa por ser a única representante mulher. O álbum dela, All the Ladies, foi feito por 20 mulheres e aborda a igualdade entre os gêneros.

#pracegover: Dog on Fleas em um gramado. Trio tira uma selfie segurando um saxofone. Foto: reprodução

Adiamento
Em 5 de janeiro, a cerimônia do Grammy 2021 foi adiada de 31 de janeiro para 14 de março. O motivo é o crescimento dos casos de covid-19 em Los Angeles, cidade dos EUA onde o evento é realizado. A premiação deste ano terá apenas a presença de artistas e apresentadores, sem público, para evitar aglomerações.

O que é o Grammy?
Conhecido como “Oscar da música”, é realizado anualmente, há mais de 60 anos. Os indicados e vencedores são escolhidos pelo voto de integrantes da Academia de Artes de Gravação, associação que organiza o prêmio. O nome da premiação é inspirado no troféu: uma estatueta em formato de gramofone, aparelho criado no século 19 para tocar música.

O que eu penso sobre…
“Acho que os artistas que recusaram a indicação fizeram o certo, mas também acho que eles mereciam o prêmio pelo esforço deles. Esse tipo de atitude ajuda a combater o racismo porque esses três artistas podem mostrar a importância de valorizar artistas negros para ter igualdade racial. Temos que mostrar que precisamos de igualdade — não só no Grammy, como em outros lugares — e acredito que, pela música, podemos passar essa mensagem.” Felipe R., 11 anos, São Paulo (SP)

Felipe-edicao-163
#pracegover: Felipe usa camiseta azul com detalhes brancos. Ao fundo, parede amarela. Foto: arquivo pessoal

Fontes: Estadão, O Globo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido