Ela tem quase 3 metros de altura, está em pé e segura uma bandeira do Líbano. Essa é a estátua que homenageia as pessoas afetadas pela explosão em um porto de Beirute, capital libanesa, em 4 de agosto deste ano (saiba mais na edição 154 do Joca).

Hayat Nazer, artista criadora da obra, é libanesa e teve a ideia de fazer uma peça relacionada à tragédia quando ajudava a limpar e consertar os estragos causados pelo desastre. Ela levou destroços para o ateliê e os colocou em uma estátua em que já estava trabalhando antes da explosão.

Ao longo do processo, Nazer também pediu a moradores que tiveram a casa em que viviam destruída objetos que não usassem mais. A ideia era colocar os itens na estátua, criando um memorial (forma de lembrar de um acontecimento) das pessoas afetadas. “Nos meus trabalhos, eu sempre amei a ideia de uma pessoa colaborar com a outra — como nós estamos fazendo, tentando, juntos, reconstruir o país”, escreveu a artista em um texto publicado no jornal Arab News.

Em outubro, a obra foi colocada no porto onde a tragédia aconteceu, mas, em novembro, precisou ser retirada depois que vândalos começaram a destruir outros trabalhos de Nazer. A ideia, agora, é colocar no local uma réplica da estátua, que seja resistente a danos.

#pracegover: estátua homenageia vítimas da explosão em porto no Líbano, em agosto deste ano. Ao fundo, o porto de Beirute ainda com partes destruídas. Foto: divulgação

Fontes: Arab News, CNN, My Modern Met e The Indian Express

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido