Pai e filha criam rampa para distribuir doces no Halloween
A pandemia levou pai e filha a pensar em uma alternativa para aproveitar o Halloween em Cincinnati, nos Estados Unidos. Os dois criaram um pequeno cano de papelão que, colocado sobre o corrimão da escada de entrada da casa, transformou-se em uma rampa de doces. O objetivo é manter a tradição de distribuir guloseimas em 31 de outubro, respeitando o distanciamento social. Em publicação em uma rede social, o pai, Andrew Beattie, contou que a novidade pode tornar a data mais “normal” para a filha e as outras crianças. Ele disse ainda que, durante a entrega de doces, vai utilizar máscara e luvas para se proteger contra a covid-19. Saiba mais em: bit.ly/rampa-halloween.
Fontes: Fox19 Now e G1.

#pracegover: rampa decorada com um fantasma tem tubulação na cor laranja. Foto: Andrew Beattie/Redes Sociais

TikTok segue funcionando nos EUA, ao menos, até novembro
Depois de o governo norte-americano ordenar a proibição do aplicativo no país, um juiz concedeu liminar, em 27 de setembro, anulando a primeira ordem. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, já deixou claro que a existência de um acordo entre o app e empresas do país é a única forma de o TikTok seguir funcionando por lá — Trump teme que a rede social forneça informações dos usuários ao governo da China. Em novembro, se não houver acordo, a proibição passa a valer.
Fontes: G1 e Veja.

Uruguai realiza primeira eleição da América do Sul em meio à pandemia
Em 27 de setembro, cerca de 2,6 milhões de pessoas foram às urnas para eleger governadores, prefeitos e vereadores. Essa é a primeira eleição da América do Sul em meio à covid-19. Diversas medidas de segurança foram adotadas, como uso obrigatório de máscara, apesar de ser preciso tirá-la para se identificar na hora do voto, evitando fraudes. As eleições estavam marcadas para maio, mas foram adiadas por conta da pandemia.
Fontes: El País e O Globo.

Venezuela recebe vacina da Rússia para teste
Um carregamento com vacinas contra o novo coronavírus chegou à Venezuela em 2 de outubro. Chamada Sputnik V, ela está sendo desenvolvida pela Rússia e permanece em fase de testes. Uma parceria entre os dois países prevê que cerca de 2 mil venezuelanos receberão doses e acompanhamento médico para descobrir a eficácia da vacina. Saiba mais sobre a Sputnik V na edição 155.
Fontes: CNN Brasil e UOL.

Primeiro-ministro libanês deixa o cargo
Mustapha Adib anunciou, em 26 de setembro, que está deixando o cargo depois de apenas 21 dias. Em discurso de despedida e comunicado à imprensa, ele disse que o governo dele estava “condenado ao fracasso” e que não seria capaz de fazer com que todos os políticos trabalhassem juntos. Adib assumiu depois que seu antecessor, Hassan Diab, deixou o posto por pressões vindas da crise econômica vivida no país e da explosão ocorrida no porto de Beirute, a capital. Saiba mais na edição 154.
Fontes: Estadão e G1.

Dezenas de pessoas são presas durante protestos em Hong Kong
No dia 1º de outubro, durante o feriado pelo aniversário da República Popular da China, mais de 50 pessoas foram levadas pela polícia durante manifestação em Hong Kong. Os protestos eram contra a lei de segurança nacional que, segundo os manifestantes, está sendo usada para perseguir quem discorda do governo. Saiba mais na edição 151.
Fontes: Istoé e O Globo.

#pracegover: policial uniformizado e com máscara no rosto em rua de Hong Kong. Ao fundo, outros policiais. Foto: Anthony Kwan/Getty Images

Números da covid-19
Casos no mundo: 35.109.317*
Mortes no mundo: 1.035.341*
Casos no Brasil: 4.927.235**
Mortes no Brasil: 146.675**

*De acordo com a Organização Mundial da Saúde até o fechamento desta edição.
**Segundo o Ministério da Saúde, em 5 de outubro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido