Os coletes amarelos viraram o símbolo do movimento. Foto: Divulgação/Twitter.

O governo da França anunciou, no dia 4 de dezembro, que não irá aumentar os impostos sobre os combustíveis nos próximos seis meses. A medida havia sido anunciada pelas autoridades, mas foi anulada após milhares de franceses saírem às ruas para protestar contra a decisão.

O plano inicial do governo era elevar o preço dos combustíveis para estimular a população a procurar por alternativas menos poluentes. A ideia fazia parte do plano do presidente Emmanuel Macron de adotar medidas para reduzir as mudanças climáticas.

Parte dos moradores do interior da França, no entanto, não concordaram com a decisão, já que usam automóveis com frequência e teriam gastos altos com a alteração no valor do combustível. Com o auxílio das redes sociais, esses insatisfeitos organizaram manifestações contra o plano do governo.

O presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Divulgação.

Aos poucos, os protestos foram se espalhando e chegaram a grandes cidades, como Paris.
Nos últimos três finais de semana, as manifestações levaram milhares de pessoas às ruas e provocaram caos e destruição. No sábado, dia 1°, por exemplo, 130 indivíduos ficaram feridos em conflitos entre a polícia e manifestantes que estavam na Avenida Champs-Elysées, uma das mais famosas da França.

O aumento do preço dos combustíveis não é o único motivo de revolta. Salário mínimo baixo (que, de acordo com uma parte dos manifestantes, não permite que  um cidadão médio tenha uma vida confortável), altas taxas de desemprego (o índice atual chega a 9,3%) e decisões impopulares de Emmanuel Macron estão entre as queixas das pessoas que saíram às ruas.

Além de suspender o aumento do imposto sobre os combustíveis, o governo da França cancelou outras duas medidas: aumento da tarifa de eletricidade, o que estava previsto para acontecer antes de maio, e criação de regras mais rígidas para checar o funcionamento dos automóveis.

Por que esse movimento está sendo chamado de “movimento dos coletes amarelos”?

Muitos manifestantes estão usando os coletes amarelos para protestar. Na França, a peça é um item obrigatório em todos os carros.

Nos dias de neve, as pessoas usam os coletes para alertar os outros motoristas de que há alguém retirando a neve do caminho.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido