Bandeira do Sudão. foto: Wikimedia Commons

Após os militares tomarem o poder no Sudão (leia mais na edição 179 do Joca), em 25 de outubro, uma greve geral começou na capital do país, Cartum. A ação foi iniciada por manifestantes que não concordam com o golpe (saiba mais abaixo) depois de pelo menos sete pessoas (entre civis e membros do Exército) morreram nos protestos contra a tomada de poder. 

Tanto em Cartum como em Omdurman, cidade vizinha, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra o novo regime. As ruas da capital foram bloqueadas pelos militares e, em resposta, o comércio foi fechado por pessoas que não aceitam o golpe. Os telefones e aplicativos de banco (usados para transferir e receber dinheiro) também pararam de funcionar no dia seguinte à mudança de governo e voos para Cartum foram suspensos. 

Como ocorreu o golpe de Estado?

Os militares prenderam o primeiro-ministro interino, Abdalla Hamdok, e outras figuras importantes da política do país e deram um golpe de Estado, assumindo o controle do país. De acordo com um pronunciamento feito por um dos líderes da rebelião, o general Abdel Fattah al-Burhan, o grupo vai liderar o Sudão até um novo presidente ser eleito. A promessa dos militares é de que novas eleições sejam realizadas em julho de 2023.

Para o Ministério da Informação do país, a mudança de regime é um crime e o líder legítimo é Hamdok.

Como estava o Sudão antes disso?

O país estava passando por uma transição de governo desde 2019. Na época, o ditador Omar al-Bashir, que tinha controlado o Sudão por 30 anos, foi forçado a deixar o poder e um governo provisório liderado por Hamdok assumiu.

Entretanto, nas últimas semanas, o Sudão estava sendo palco de manifestações contra o governo de Hamdok – alguns pediam uma intervenção militar. Segundo afirma o Exército, a tomada de poder de 25 de outubro teve como objetivo evitar uma guerra entre os sudaneses. 

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, O Globo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno.marinanascimento@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Que doido espero que tudo certo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido