Com ajuda de um aplicativo de celular, moradores de Mogi das Cruzes poderão gerenciar o destino do lixo produzido em casa.
Essa é proposta de alunos da E.E. Adelaide Maria de Barros, vencedores da 4ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo.

Escola onde os alunos vencedores estudam

O prêmio foi entregue nesta terça-feira (16). Ao todo, foram 157 projetos de pré-iniciação inscritos nas áreas de Ciências da Natureza, Tecnologia, Empreendedorismo e Extensão Social.

Participam da competição estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série e 2ª série do Ensino Médio de todo Estado. Em 2018, o concurso será aberto a partir do 6º ano.

Wesley Oliveira Santos mostra o app

O aplicativo foi criado pelos jovens: Bruno Gaspar, Wesley Oliveira, Carolina Nascimento Corrêa, Mayara Godói, Cassiane Aparecida da Silva, Luiz Gustavo Teixeira, Daniel Tibério Ribeiro, Giulia Santos Ferreira, Bruno Rodrigo Gaspar e Wesley Oliveira Santos, todos com idades entre 15 e 17 anos e cursando entre o 1° e 3° ano do Ensino Médio. Ele foi programado para organizar a seleção e coleta dos reciclados (vidro, metal, papel, orgânico).

Nos primeiros testes feitos na própria unidade, a plataforma identificou problemas na rotina de alunos e funcionários. Por exemplo: resíduos de papel eram descartados em lixos comuns e garrafas de plástico não eram reutilizadas. Em março, após destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), o app chamou atenção da prefeitura e, em breve, será testada em bairros da cidade.

Agora, eles esperam que a plataforma possa ser inserida na cidade, onde será possível identificar os resíduos que podem ser destinados aos dois Ecopontos de Mogi.

“Vai demorar uma semana para a gente digerir que fomos os vencedores. Antes de virmos para São Paulo, assistimos ao vídeo dos outros finalistas e, apesar da expectativa, sabíamos que seria difícil”, conta Wesley. Eles já planejam investir os R$ 1 mil, prêmio dado pela Feira, para continuidade do projeto com a contratação de um programador. “E, assim, colocá-lo na rua e conquistar usuários”, completa.

 Escola é “adotada” por parceiro

Além da bolsa da United Way (distribuída ainda aos outros cinco finalistas), os alunos de Mogi têm vaga garantida na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), em Novo Hamburgo. A premiação, desta vez, também se estende à unidade de ensino. A Cisco, outra parceira da Feira, transformará a Escola Estadual Adelaide Maria de Barros em polo experimental de inovação. Professores e alunos passarão por cursos de capacitação em alfabetização digital e empreendedorismo e os espaços receberão novos equipamentos.

Finalistas e revelação da feira

Durante a cerimônia, a Secretaria da Educação também anunciou a colocação final de outros cinco projetos. O segundo lugar foi para a estudante Nathália Souza de Oliveira, da E.E. Alexandre Von Humboldt, que desenvolveu um medidor cardíaco para sonâmbulos. Na terceira posição ficou Poliana Hilário, da E.E. Profa. Maria Dolores Veríssimo Madureira, com o projeto de embalagens biodegradáveis produzidas com casca de banana.

Já Giovanna Rodrigues e Letícia Garcia, da E.E. Prof. Gabriel Pozzi, desenvolveram um repelente de formigas à base de gengibre e conquistaram o quarto lugar. Da E.E. Afonso Cáfaro, Guilherme Barbosa Marcondes terminou em quinto com a massa de cimento feita com garrafas pet trituradas. O prêmio revelação foi para Lucca de Lima, EE Profa. Augusta do Amaral Peçanha, autor de uma prótese equina para patas dianteiras.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido