Brasileiro compra mais alimento saudável
Os alimentos orgânicos estão em alta e os consumidores brasileiros aceitam pagar mais caro por produtos saudáveis, sem agrotóxicos ou pesticidas. O aumento das vendas também se deu porque desde 2011 esses alimentos são certificados e com essa certificação, os agricultores comprovam que não foram usadas substâncias químicas na plantação.


Orgânicos têm garantia
Um selo de garantia na embalagem identifica o produto orgânico e informa o que está por trás da agricultura ecológica. Os produtores devem seguir a Lei dos Orgânicos, que tem regras para produzir, vender e identificar os produtos. E tudo isso é acompanhado por um fiscal federal agropecuário que certifica o produto. A empresa que dá o certificado tem que ser credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Preço alto



Os preços dos orgânicos são mais altos porque tratar a plantação de maneira natural encarece o processo. É difícil conter doenças e pragas da terra e das plantas sem usar pesticidas. Com isso mais trabalhadores têm que ser contratados para cuidar da plantação. Mas mesmo assim não se consegue produzir grandes quantidades de alimentos e muitos são perdidos.

Hoje a diferença de preço entre orgânicos e convencionais chega a 270%. O filé de frango normal custa cerca de R$ 13 e o orgânico sai por R$ 48.

Orgânicos: alimentos fresquinhos, sem nenhum produto químico

Quais são os benefícios do consumo de orgânicos?

O orgânico permite o fortalecimento natural da saúde, contribui com os recursos naturais, com a qualidade de vida do produtor e do trabalhador. Além disso, os alimentos são mais saborosos  e ao consumir, ajudamos a reduzir a quantidade de agrotóxicos e adubos químicos, protegendo a qualidade dos solos, da água e do ar. A produção orgânica ajuda a preservar a biodiversidade, é   mais natural, que não utiliza agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos.

Fonte: Folha de São Paulo, IPD, Organicsnet, Sebrae, ZH Campo e Lavoura e Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical)

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Dhailo Carvalho do Nascimento 03 ano A

    3 anos atrás

    Acho muito legal porquê pode trazer melhorias para gente

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido