feira-berlim
Ataque à feira de natal aconteceu na segunda-feira, dia 19

O governo da Alemanha vai pagar 100 mil euros (mais ou menos 350 mil reais) para quem tiver informações sobre Anis Amri, o homem que, segundo a polícia alemã, pode ter causado o ataque que deixou 12 mortos e 48 feridos em Berlim, capital da Alemanha, na última segunda-feira, dia 19.

A tragédia aconteceu quando pessoas compravam presentes e objetos de natal em uma feira natalina da cidade. Por volta das 20h, um caminhão saiu da avenida e invadiu o mercado, atingindo as pessoas e causando destruições.

Anis, o maior suspeito até agora, chamou a atenção dos investigadores depois que um documento de identidade foi encontrado no chão do caminhão. O Estado Islâmico disse o ataque foi provocado por um membro do grupo terrorista.

Nascido na Tunísia, Anis tinha permissão para morar em Berlim por um tempo. Depois que as autoridades começaram a desconfiar que pudesse ser perigoso, Anis começou a ser investigado.

Em junho, ele quase foi mandado de volta para a Tunísia, mas um problema nos documentos fez com que continuasse no país. Meses depois, em agosto, Anis foi preso por estar com um documento italiano falso. A prisão, no entanto, não durou muito e ele foi solto.

Refugiados

26/03/2015- Alemanha- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou em pronunciamento nesta quinta-feira (26) que todos estão "chocados" com a informação de que o copiloto Andreas Lubitz derrubou o avião da Germanwings de maneira intencional. "As autoridades francesas, encarregadas da investigação, declararam que o copiloto do avião fez a queda de forma voluntária. Estamos chocados com essa informação, que nos deixa incrédulos", disse Merkel.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Foto: Bundesregierung

Depois dos ataques, pessoas que não querem que os refugiados morem na Europa começaram a criticar a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Eles dizem que ela não deveria ter deixado os estrangeiros entrarem no país, pois alguns deles podem causar atentados, como o da feira de Natal.

Um dos que defendem esse ponto de vista é o vice-presidente do Partido AFD, Alexander Gauland. Ele disse que as pessoas do seu partido “sempre alertaram que as decisões sobre refugiados que Angela Merkel poderiam trazer um grande perigo para a Alemanha”.

Muitos refugiados tentam entrar na Europa em barcos com péssimas condições. Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr
Muitos refugiados tentam entrar na Europa em barcos com péssimas condições. Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr

 

No entanto, para Lamya Kaddor, líder da Liga dos Muçulmanos Liberais, esse pensamento de que todos os refugiados são pessoas más, só prejudica a vida de pessoas honestas, que querem morar na Europa para escapar da guerra e da pobreza que atingem seus países. “Eles não matam porque são muçulmanos, mas sim porque são terroristas”, disse Lamya, segundo o “Globo”.

Após o ataque à feira, a Liga dos Muçulmanos Liberais fez um protesto contra o atentado e colocou flores na Igreja da Recordação, em homenagem às pessoas que morreram na tragédia.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido