Nos últimos 40 anos, a área plantada no Brasil aumentou 78% porém o uso agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes brasileiros aumentou 700% – ou seja, oito vezes.

Aplicação de agrotóxico nas plantações

O excesso de agrotóxico pode  provocar danos à saúde tanto de quem consome o alimento quanto do agricultor, que aplica o produto no campo.

Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de venenos para lavoura cresceu 93%, no Brasil, o crescimento foi de 190%.

Embalagens de agrotóxicos


O Brasil já era o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e com esse aumento nas plantações aumenta também a quantidade de agrotóxicos consumido por cada brasileiro: 7,3 litros por ano.

Agrotóxicos são produtos ou substâncias que controlam as doenças das plantas e aumentam a produtividade das plantações.

Porém, por serem prejudiciais à saúde, mais metade dessas substâncias usadas nas lavouras brasileiras são proibidas em países da UE e nos EUA.

Pesquisadores afirmam que isso aconteceu aqui no Brasil porque muitos agricultores e produtores rurais não querem ter problemas de doenças, matos e bichos atacando sua plantação.

O inseticida é usado para matar insetos e larvas. O herbicida é usado para eliminar o mato e o fungicida é indicado para tratar as doenças das plantas.

Segundo o Grupo de Genética e Mutagêneses Ambiental (GEMA), formado por pesquisadores da Universidade Nacional de Río Cuarto (UNRC), os agrotóxicos aumentam as probabilidades de convulsão, vômito e desmaios, de contrair câncer, sofrer abortos espontâneos e nascimentos com malformações.

ORGÂNICOS

Foto: Arnaldo Alves/ ANPr
Alimentos orgânicos são livres de toxinas

No Paraná são produzidos 130 mil toneladas de alimentos orgânicos por ano. Entre os principais alimentos orgânicos estão as hortaliças como alface, repolho, tomate, cenoura, pimentão, pepino, abobrinha, couve-flor, brócolis, beterraba, rabanete, batata e cebola e frutas como morango, banana e maçã.

Foto: Governo do Estado de Minas Gerais
Morangos orgânicos, cultivados naturalmente, sem agrotóxicos


Há também os produtos orgânicos básicos e bastante comercializados como soja, milho, trigo, feijão, mandioca, arroz, café, cana de açúcar, erva mate, além das frutas e plantas medicinais.

No Rio de Janeiro, houve um protesto no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, em frente a Câmara dos Vereadores

O que fazer para evitar alimentos com agrotóxicos?

Faça uma horta orgânica e tenha uma comida saborosa, saudável e sustentável.
 Aprenda como:


Cultivar uma horta orgânica é sempre bom para a saúde da família, que irá comer alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que não terá produtos químicos no solo e na água.

Uma horta em casa aumenta o contato com a natureza e economiza no supermercado.

Hortas podem ser feitas em casa e apartamentos.

Preparativos

horta-capa-2.jpg

Solo – a terra deve estar saudável e nova

Local – tem de ser de fácil acesso, com sol e água próxima ao local. Não é aconselhável a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.

Espécies – escolha os vegetais que vai plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio.

Dentro de casa:

horta-apartamento.jpg
Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos de qualquer tamanho.

Passo a passo:

1. Escolha um vaso com furos;

2. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4. Espalhe um pouco de areia;

5. Plante as mudas;

Em espaços médios

horta-canteiro.jpg

Se você dispõe de um espaço um pouco maior, pode plantar as espécies diretamente na terra, em um canteiro. Você pode cultivar os mesmo alimentos indicados para os vasos, além de outros, que precisam de mais espaço.

Passo a passo:

1. Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;

2. Misturar o composto orgânico;

3. Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;

4. A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m;

5. Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro);

6. Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;

7. Misturar as sementes com areia e espalhar com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;

8. Regar pelo menos uma vez ao dia. Em regiões quentes, duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Regar nas horas frescas, de preferência pela manhã.

Em espaços grandes

horta-quintal.jpg

Se você possui uma área maior, como um terreno ou um amplo quintal, pode fazer uma horta mais estruturada e com maior variedade de alimentos. Essas dão mais trabalho, mas certamente você será compensado.

Passo a passo:

1. Monte a sua horta orgânica em uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem.  Escolha um lugar que receba muito sol. Se você mora em uma região seca, é preciso ter uma fonte de água próxima.

2. Limpe a área que será plantada. Você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural.

3. Are a terra quando tiver limpado o terreno. Use enxada ou arado para remover bem. A terra deve estar úmida para ser arada.

4. Coloque o composto orgânico na terra para que ela seja mais fértil e as frutas, verduras e legumes cresçam facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem com a terra da superfície.

5. Para plantar, faça um desenho da sua horta. Informe-se sobre como cresce cada fruta, verdura e legume que você pretende plantar, como eles devem ser agrupados e qual é a distância necessária entre eles para um bom crescimento.

6. Faça sulcos a cada 30 cm, que atravessem a horta inteira. Isso organizará suas frutas e verduras e permitirá que você se desloque sem problemas pela plantação. Coloque tijolos, pedras ou madeiras dentro desses sulcos para poder andar sem pisar nas plantas.

7. Siga as instruções das embalagens das sementes. Informe-se sobre o crescimento e agrupe-as de acordo com as informações que você obteve ou as indicações de um especialista.

8. Proteja a sua horta contra pragas e insetos. Remova as ervas-daninhas que crescerem entre as plantas, já que elas absorvem a água que a sua horta precisa para crescer.

Fonte: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ligada ao Ministério da Agricultura e Grupo de Genética e Mutagêneses Ambiental (GEMA), formado por pesquisadores da Universidade Nacional de Río Cuarto (UNRC), Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com informações do www.jardimdeflores.com.br, www.wiki.bemsimples.com e www.planetaorganico.com.br

Enquete

De qual capa do Joca em 2022 você mais gostou até agora?

Comentários (1)

  • Thiago

    1 ano atrás

    Oi Joca bom Dia!!Como as bananas são plantadas minha mãe falou q é do pequeno rabinho dela!

Compartilhar por email