#pracegover: Thiago está apoiado em um balcão e manipula um boneco de uma galinha vermelha. Crédito de imagem: arquivo pessoal

O diretor e animador brasileiro Thiago Calçado já trabalhou em A Fuga das Galinhas e Kubo e as Cordas Mágicas, entre outros. Em 2023, Pinóquio, do qual foi um dos animadores, levou o troféu de Melhor Animação do Oscar, a principal premiação de cinema do mundo. Hoje vivendo nos Estados Unidos, Thiago ganhou destaque nas grandes produtoras com a técnica de stop motion e mantém a paixão pelo desenho que tem desde criança. Confira a entrevista que o profissional concedeu à Gabriela C., de 11 anos, do Clube do Joca.

Como é fazer um filme de animação? 

É bem trabalhoso. No primeiro ano, escreve-se o roteiro; no segundo, os bonecos e cenários são produzidos e o roteiro se torna uma história em quadrinhos, que a gente chama de storyboard. Fazemos a gravação da voz dos atores e, então, começam os testes de filmagem. Depois de tudo isso, a filmagem inicia para valer. O processo pode levar mais de um ano e meio, dois anos.

Por que você decidiu ser animador? 

Eu sempre gostei de desenhar quando era criança, mas nunca fiz meu último desenho, continuei desenhando. Uma criança sempre faz o último desenho e não percebe. E aí, ela vai fazer outras coisas. Eu nunca parei de desenhar. Então, eu resolvi que isso poderia ser uma profissão. Comecei a estudar mais, fazer cursos. Isso há mais de 20 anos, na época não existia faculdade de cinema de animação. O curso mais próximo disso que encontrei era publicidade, mas depois mudei para cinema e fui seguindo o meu sonho.

Qual foi a produção em que você mais gostou de trabalhar? Por quê? 

Na que eu mais gostei de trabalhar foi Kubo e as Cordas Mágicas, que foi o meu primeiro grande filme aqui nos Estados Unidos, onde moro. Eu tenho muito carinho pelo filme, porque é a história de um menino que cuida da mãe, que está doente, e ele segue em uma jornada de muitas aventuras, tentando descobrir quem é e suas raízes.

Teve alguma animação que você viu ou viagem que fez que te deu a ideia de fazer sua própria série de TV, Sol em Dó Ré Mi, lançada em 2024 e que conta a história de uma garota apaixonada pela música? 

Quando eu me tornei pai, de dois meninos gêmeos, resolvi fazer essa animação para mostrar para os meus filhos que as tarefas diárias, como escovar os dentes, comer, tomar banho, podem ser muito divertidas. Se você fizer essas coisas de maneira alegre, vira tudo uma grande brincadeira.

Qual foi sua sensação quando você soube que Pinóquio, filme em que trabalhou, havia ganhado um Oscar?

Eu fiquei muito feliz, acho que é como um reconhecimento de que vale a pena estudar e se dedicar a algo que você ama e vai gerar resultado. Então, eu olhei para trás, para minha carreira de 20 anos de animação, e pensei: “Valeu a pena todo o sacrifício e esforço”.

Você pode contar um pouco sobre seu próximo trabalho a ser lançado? 

Posso. É um filme baseado num livro que se chama Wildwood. É a história de uma floresta encantada, e tem alguns bichos nessa floresta que sequestram um bebê. E aí a irmã do bebezinho vai atrás para resgatá-lo, começando uma grande aventura.

Qual dica você daria para uma criança que gostaria de ser animadora? 

Nunca parar de desenhar, sempre desenhar e ver muito desenho animado. Essa é a parte boa! E passar todas as suas ideias para o papel, como se fosse um diário, em que você escreve as ideias, porque as ideias somem, e você pode esquecê-las. E, se puder, fazer cursos na área e sempre continuar estudando.

Gabriela C., 11 anos

Glossário

STOP MOTION: técnica utilizada para fazer animações que tira fotos de objetos (cenário, bonecos etc.) e as colocam em sequência, para simular movimento. Em tradução livre do inglês, significa “movimento parado”.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido