Crianças sírias recebendo brinquedos em campo de refugiados de Idlib, em fevereiro. Foto: Burak Kara/Getty Images
Crianças sírias recebendo brinquedos em campo de refugiados de Idlib, em fevereiro. Foto: Burak Kara/Getty Images

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, em 17 de fevereiro, que cerca de 900 mil pessoas saíram da Síria desde dezembro de 2019 por causa da violência no noroeste do país. Os refugiados moram em regiões que estão sendo atacadas por causa da guerra na Síria (entenda abaixo).

Em comunicado, o secretário-geral adjunto (ou seja, substituto) das Nações Unidas para assuntos humanitários, Mark Lowcock, afirmou que a ONU acredita que a maioria dos refugiados são mulheres e crianças.

A Síria possui campos de refugiados para as pessoas que precisam deixar a casa em que vivem para fugir da violência, mas eles estão lotados. Por isso, de acordo com o comunicado, alguns habitantes estão morando nas ruas, mesmo que seja inverno no país.

Uma das altas comissárias da ONU, Michelle Bachelet, entrou com um pedido para resgatar as pessoas que estão em regiões onde há confronto entre o governo sírio e os rebeldes.

O que está acontecendo na Síria?

A Síria está em guerra desde 2011, após uma parte da população – que estava insatisfeita com o governo do presidente Bashar al-Assad – dar início a uma série de protestos contra o líder. Apesar da pressão popular, Assad continua no governo e as manifestações, que ainda ocorrem, são reprimidas pelas forças do regime.

A situação ficou ainda mais intensa em dezembro, após o governo sírio, apoiado pela Rússia, começar uma série de ataques na província de Idlib, que é uma das últimas regiões controladas pela oposição.

Fontes: BBC, Estado de Minas e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido