Tire as suas dúvidas sobre essa camada que é fundamental para a existência de vida na Terra.
Nesta quarta-feira, dia 16, comemoramos o Dia Internacional Para a Preservação da Camada de Ozônio. Para que você, leitor, saiba mais sobre essa importante camada que fica na atmosfera da Terra, o Joca preparou um especial com perguntas e respostas sobre a homenageada do dia. Confira:
Antes de explicar o que é camada de ozônio, é preciso entender o que é atmosfera. Atmosfera é o nome dado para a camada de gases que envolve a Terra. Ela é fundamental para a existência de vida no planeta, pois, entre outras funções, ajuda a regular a temperatura da Terra, protege-a de meteoritos e fornece gás oxigênio (que os seres vivos, como humanos e animais, usam para respirar).
A atmosfera é dividida em cinco camadas: troposfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e exosfera. A camada de ozônio fica localizada na estratosfera.
2. Por que a camada de ozônio é importante para o planeta?
Ela é composta pelo gás ozônio (O3) e é responsável por filtrar os raios ultravioletas que vêm do Sol. Esses raios são extremamente perigosos para humanos, plantas e animais, por isso devemos ser gratos à camada de ozônio por nos proteger deles.
3. É verdade que a camada de ozônio está ameaçada pela ação do homem?
Sim. Há estudos que mostram que substâncias químicas liberadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Entre essas substâncias estão:
– Gases clorofluorcarbonos (também chamados de CFCs). São os que trazem maiores danos à camada de ozônio. No passado, eram muito usados na indústria, agricultura, comércio, entre outros.
– Óxidos nítricos e nitrosos liberados pelos automóveis.
– Gás carbônico, emitido na queima de combustíveis fósseis, como o carvão (usado para produzir energia elétrica, por exemplo) e o petróleo (usado para fabricar, entre outros itens, a gasolina).
4. O que o homem tem feito para diminuir a destruição da camada de ozônio?
Uma das maiores ações nesse sentido foi o Protocolo de Montreal Sobre Substâncias Que Destroem a Camada de Ozônio. Nesse documento, criado em 1987, diversos países se comprometeram a reduzir o consumo e a produção das substâncias que agridem a camada de ozônio. Atualmente, 197 países, entre eles o Brasil, assinaram o protocolo, o que significa que se comprometeram a cumprir com a meta de redução desses gases nocivos.
5. Qual é a situação atual da camada de ozônio?
Graças aos esforços que os países têm feito nas últimas décadas para reduzir a emissão de gases nocivos, hoje, o estado da camada de ozônio não é tão grave como no passado. Antigamente, uma das partes que mais preocupava os cientistas era o grande buraco que havia na região da Antártida da camada de ozônio. Nos últimos anos, felizmente, ele vem diminuindo consideravelmente – em 2019, a cratera chegou ao menor tamanho desde que começou a ser medida pelos cientistas.
Embora isso seja uma boa notícia, é preciso continuar os esforços para preservar a camada e não permitir que ela seja prejudicada pela ação humana.
WWF, Revista Nature, Universidade Federal do Paraná, Brasil Escola, Infoescola e Protocolo de Montreal.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Eu gostei muito do texto achei muito legal e entecente gostaria de ler um texto desse tipo todo dia
Eu gostei muito do texto, principalmente porque eu estou estudando essa matéria no colégio. Foi ótimo saber um pouco mais em uma fonte diferente e confiável.
que bom que o buraco da camada de ozônio está se fechando
é bom saber que a camada de ozônio é importante porque podemos fazer coisas que nao prejudique a camada de ozônio
Nós temos que ter cuidado com a camada de ozônio pois ela é muito importante
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.