Resultado de imagem para Eunício Oliveira

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira (1º) presidente do Senado e do Congresso Nacional para os próximos dois anos.

Oliveira recebeu 61 votos dos 81 senadores que votaram.

Eunício nasceu em 1952 em Lavras da Mangabeira, no Ceará. Ele é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-deputado e ex-presidente do PMDB Paes de Andrade (que morreu aos 88 anos em 2015) e tem 4 filhos.

Ele é aliado do presidente Michel Temer e vai suceder Renan Calheiros (PMDB-AL), que foi deposto do cargo por acusações de corrupção.

Resultado de imagem para senado

Em seu discurso, o novo presidente defendeu o papel do Senado na superação da crise que o Brasil enfrenta “O Senado deve colaborar para unir o país em um projeto de desenvolvimento”, afirmou.

Veja abaixo algumas funções do presidente do Senado:

  • É o responsável por comandar os projetos que serão votados no Senado;
  • É o segundo a assumir a Presidência da República. Atualmente o Brasil está sem vice-presidente e, por isso, Oliveira assumirá a presidência na ausência do presidente Michel Temer ou do presidente da Câmara;

Eunício Oliveira terá que debater temas polêmicos no Senado, como:

  • Leis para punir autoridades que cometerem abuso;
  • Reformas que o governo Temer quer fazer na Previdência Social e trabalhista, que ainda estão na Câmara, mas logo devem ir para o Senado;
  • A liberação dos jogos de azar, como bingo;
  • A redução da maioridade penal;
  • O combate à corrupção proposto pelo Ministério Público.

O novo presidente do Senado foi citados em delações premiadas na Operação Lava Jato.

O ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, disse que pagou R$ 2,1 milhões em propina para Eunício, mas ele nega as acusações.

Já o ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas Nelson Melo disse, disse que pagou R$ 5 milhões para a campanha de Eunício ao governo do Ceará.

Como novo presidente do Senado, Oliveira pode morar em uma mansão com jardim, piscina e churrasqueira na Península dos Ministros, em Brasília. A casa tem terreno de 13 mil m² – cinco quartos (dos quais três suítes), sete banheiros, cozinha, copa, salas de jantar, estar e TV, escritório, sala de apoio e área de serviço.

Resultado de imagem para casa presidente senado brasilia

Há 12 seguranças, três cozinheiras, dois auxiliares de cozinha, duas passadeiras, três camareiras, três auxiliares de serviços gerais, cinco garçons, um jardineiro e dois auxiliares de jardinagem.

O Senado paga todas as despesas da residência oficial, incluindo os gastos com comida, energia elétrica, água e telefone, além dos salários dos funcionários.

Eunício Oliveira também pode usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido