Hoje, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. Desde 2020 quem estuda está passando por uma situação atípica, tendo que se acostumar a estudar de casa na frente do computador e, mais recentemente, voltando ao presencial ou adotando o modelo híbrido. O Joca conversou com alguns estudantes que contaram como está sendo a experiência e como eles estão aprendendo. Confira.

Larissa G., 13 anos. Foto: Arquivo pessoal

“As aulas presenciais estão indo bem, até pela saudade que eu estava de rever os professores e os alunos. Eu consigo ter uma melhor interação com os professores, que era uma coisa que eu estava sentindo falta.  Então está tudo bem tranquilo até agora. As aulas híbridas, para mim, eram um pouco difíceis, porque quando o meu grupo ficava em casa, era um pouco difícil de me concentrar, porque eu queria muito estar na escola. Também o on-line no começo foi bem difícil, mas depois, lá pelo segundo semestre de 2020 ,eu já estava bem tranquila, conseguindo prestar melhor atenção, e também já tinha me acostumando. Mas sem dúvidas o meu sistema favorito é o presencial 

Eu acho que eu consegui ver minha escola e meus professores de uma forma diferente nesse período por conta da preparação que a escola está tendo com a gente na pandemia. Eles tão fazendo o máximo pra que volte tudo ao normal, e isso é algo que eu estou realmente percebendo agora. Desde o 6º ano mais ou menos eu faço resumos escritos em uma folha. Então mesmo no on-line eu continuei fazendo isso, porque, mesmo eu entendendo o conteúdo, eu fixo mais um pouco na minha cabeça [desse modo] então fica mais fácil. Para ser sincera, eu acho que senti falta de tudo quando as aulas não eram presenciais: acordar às 5h50, vir pra escola, ver pessoas que eu gosto muito, praticar esportes, que voltaram hoje…Eu acho que senti bastante falta de tudo isso.”

Larissa G., 13 anos, de São Paulo (SP)
Maria Luiza S., 13 anos. Foto: Arquivo pessoal

“Minhas aulas estão sendo híbridas: há alunos no on-line, há alunos no presencial e também há aqueles que intercalam (um dia no on-line e outro no presencial). É perceptível que os professores têm tido muito mais trabalho, porque nem todos estão no presencial, então é como se eles estivessem dando aula para duas turmas separadas ao mesmo tempo. Além disso, eles precisam prestar atenção não só no conteúdo que estão ensinando, mas também nas normas de segurança e se os alunos estão obedecendo a essas regras.

Com a pandemia, descobri novas formas de estudar. Tenho estudado por cursos on-line, por alguns canais do YouTube e também por conta própria, usando os livros didáticos e paradidáticos. A convivência com as pessoas foi o que mais me fez falta quando estava estudando de casa. No on-line tudo parece mais frio, não há contato com gente, apenas com tela. É uma sensação estranha, e imagino que também deve ter sido estranho para os professores e colegas de sala. Mas agora, o que me faz mais falta é conforto: a possibilidade da fazer aula com uma roupa mais confortável, no ambiente mais agradável, com travesseiros, cobertores nos dias frios…”

Maria Luiza S., 13 anos, de Brasília (DF)
Clarice S., 8 anos. Foto: Arquivo pessoal

“Minhas aulas estão sendo no esquema híbrido, quem quiser ir presencial vai mas quem preferir ficar on-line também pode. Eu acho que sempre valorizei muito os professores e a escola, então acho que isso não mudou. Antes eu estudava muito com foco nos livros, mas agora, com a pandemia, eu aprendi que posso estudar brincando e que até às vezes com uma conversa a gente aprende e estuda. Percebi que os professores têm mais dificuldade para nos responder quando estamos no on-line, até porque a tecnologia também é uma coisa nova e eles não conseguem dar atenção para as duas turmas, então eles acabam dando mais atenção na hora de responder perguntas para quem está no presencial.

Em casa você consegue se sentir mais à vontade e, depois que a gente se habitua a ficar em casa, é mais difícil voltar para as aulas presenciais, porque você não está mais no conforto da sua casa, no sofá da sua casa… Você está na escola com os professores te observando 100% do dia. Mas eu prefiro o presencial, porque os professores dão mais atenção, dá para tirar dúvidas e aprender mais. Além disso, você consegue conversar com seus amigos porque você está ali, frente a frente. no on-line é mais difícil ter uma conversa com eles.”

Clarice S., 8 anos, de Brasília (DF)
Isabella P., 13 anos. Foto: Arquivo pessoal

Estamos tendo aulas presenciais e na minha opinião funciona muito melhor. Aprendo menos nas aulas online e me atrapalhava, às vezes até pegando no sono. As minhas notas abaixaram, mas depois que o presencial voltou estou recuperando. Depois de quase um ano em casa, no online, eu comecei a valorizar demais as aulas presenciais, o modo de aprendizagem é muito diferente, posso conversar com os amigos, fazer perguntas para o professor com mais espontaneidade, tudo isso é diferente.

Nas aulas online eu tive que me virar praticamente sozinha, fazer resumos produtivos e aprender a matéria. Agora, no presencial, alguns professores passam resumos no quadro, o que facilita muito. Acho que a minha maior saudade era conversar com alguém além da minha família, agora espero um dia poder conversar no lanche sem problemas, com máscara e distanciamento social, sem ter que me preocupar com o coronavírus.

Isabella P., 13 anos, Colégio Passo Certo, de Cascavel (PR)
Juan C., 10 anos. Foto: Arquivo pessoal

“Minhas aulas estão muito boas e divertidas. No presencial, posso conversar com meus amigos, posso aprender melhor com a professora e também sempre brincamos de alguma coisa na aula. Não gostei muito da aula online, pois não pude ver meus amigos e professores. Passei a ver a aula de outra maneira com o retorno das aulas presenciais. Quando estava no online, não conseguia aprender muito bem, já quando me encontrei com minha professora pude tirar minhas dúvidas e conversar com ela sempre que quisesse. Assim, posso entender melhor o conteúdo.

Descobri outras formas de estudar. Aprendi a fazer resumos e mapas mentais, lendo alguns livros descobri muitas coisas sobre ciência e português. Também li livros de história que me explicavam como as pessoas eram antigamente e até um sobre os indígenas. Senti falta de brincar no parque e de coisas como da leitura na biblioteca (que eu adoro). Com o retorno das aulas presenciais, pude fazer tudo isso.”

Juan C., 10 anos, Colégio Passo Certo, de Cascavel (PR)

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Ana Beatriz Santos Firmino gomes

    2 anos atrás

    As aula ol_laine são bem difícil de acompanhar massa agora as aulas vão contar ao normal espero ver meus colegas

  • Beatriz Thomaz da Silva

    2 anos atrás

    Bom... eu acho que aula presencial é muito melhor, nós aprendemos mais e é melhor para entender as lições, é bom para a gente brincar com os colegas, fazer as atividades diferentes, tipo Educação Fisíca... Online é meio confuso de entender as lições, as professoras e não dá para conversar com o colegas.

  • Hilton Pereira

    2 anos atrás

    Parabéns por dar aos estudantes a oportunidade de expressar suas perspectivas e expectativas sobre a volta às aulas presenciais.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido