Crédito de imagem: Teatro Oficina Uzyna Uzona/Facebook/reprodução

Zé Celso, artista célebre do teatro brasileiro, faleceu, aos 86 anos, em 6 de julho, após uma série de complicações ocasionadas por um incêndio doméstico ocorrido dois dias antes. Segundo familiares, as chamas se iniciaram provavelmente em decorrência do mau funcionamento do aquecedor elétrico da casa.

Além do artista, o incêndio prejudicou o marido de Zé Celso, Marcelo Drummond, o cachorro Nagô e outros dois amigos, Ricardo Bittencourt e Victor Rosa. Os três homens foram levados para o hospital e Nagô, para o veterinário, e permaneceram em observação até a manhã do dia 6, quando receberam alta.

José Celso Martinez Corrêa nasceu no município de Araraquara (SP), em 1937. Ficou conhecido pelo trabalho na dramaturgia, atuando e dirigindo peças experimentais, que muitas vezes promoviam interações com a plateia.

No fim de 1950, década em que começou a carreira teatral, Zé Celso fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina; em 1961, o coletivo ganhou uma sede na capital paulista, dando origem ao Teatro Oficina, um espaço de apresentações considerado patrimônio histórico da cidade em 1982.

Algumas das peças mais célebres dirigidas e escritas pelo artista foram Vento Forte Para um Papagaio Subir (1958) e Cacilda! (1998).

Fontes: Teatro Oficina, Agência Brasil, G1 e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Diná Costa

    9 meses atrás

    coitado....

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido