Assim como milhões de outras crianças, Beny Fuks, 11 anos, do Rio de Janeiro (RJ), ficou de quarentena em casa, assistindo apenas a aulas on-line. Para passar o tempo, ele teve a ideia de criar um canal no YouTube para falar sobre algo que sempre foi do interesse dele: economia.

“O meu pai me ensinou muito sobre o assunto”, explicou Beny ao Joca — o pai dele trabalha no mercado financeiro. “Eu gosto do assunto e pedia que ele me explicasse mais, então quis fazer um canal para falar sobre isso”, completou. Foi o pai também quem revirou a agenda e entrou em contato com economistas renomados que aceitaram responder dúvidas do garoto. “O resto sou eu quem faço, penso nas perguntas, gravo e coloco no ar”, Beny esclareceu, animado.

Hoje, o canal MoneySide é um sucesso, com mais de 55 mil visualizações. Já passaram por lá nomes como Persio Arida, um dos idealizadores do Plano Real (que, entre outras coisas, transformou a moeda brasileira em real), o ex-ministro da Fazenda (ministério responsável pela economia do Brasil) Joaquim Levy e Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central.

Beny não tem medo de fazer perguntas complicadas e mostra que está aprendendo a cada novo vídeo. Os profissionais, por sua vez, divertem-se e explicam todos os detalhes da profissão.

Apesar do sucesso do canal, Beny não planeja transformar a ideia em carreira. As entrevistas são apenas por diversão e um jeito de aprender coisas novas. “Depois da quarentena, acho que vou fazer o canal apenas aos fins de semana”, disse. “Eu gosto de jogar futebol, tenho vontade de seguir essa carreira, mas nada me impede de entrar para o mercado financeiro depois de me aposentar.”

“Todo mundo tem algo que ama fazer. Algum assunto que adora. Você nem precisa ser bom, só de gostar já é o bastante, porque assim vai ficar bom depois, com a aprendizagem. Acho que os jovens podem aproveitar o tempo que estão em casa para fazer algo que tenha relação com do que gostam. Se você gosta de jogar videogame, por exemplo, pode criar algo bacana que envolva videogame, em vez de só ficar jogando.” Beny Fuks

#pracegover: Benny Fuks veste camiseta branca em vídeo sobre como ganhar dinheiro na quarentena. Foto: reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 151 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • joao pedro

    3 anos atrás

    mt legal jornal joca!!! melhor jornal de todos TCHAU!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido