O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, entrou em erupção em 19 de setembro e segue causando estragos. Cerca de 5 mil pessoas tiveram que deixar a região, de acordo com o governo local. A explosão não causou mortes, mas mais de 800 construções, como casas e escolas, foram destruídas pela lava. O governo afirma que está trabalhando para compensa os danos materiais das vítimas.

Doze dias depois, em 1º de outubro, uma nova fenda do vulcão foi aberta a 400 metros do local da primeira erupção, liberando mais lava. Ao mesmo tempo, uma chuva de cinzas que começou a cair sobre La Palma fez com que a população tivesse que usar óculos, guarda-chuva e máscara para se proteger. Até o fechamento desta edição, a nova abertura não tinha levado perigo para as residências da região.

Ainda existe outro problema causado pela erupção: quando a lava chegou ao oceano, em 28 de setembro, foram liberados gases tóxicos por causa da diferença de temperatura com a água, já que a lava passa de 900ºC. Por isso, o governo pediu que os moradores de bairros da área atingida não saíssem de casa.

#pracegover: A foto mostra erupção de vulcão, com lava sendo expelida a grande altura. Crédito de imagem: GettyImages.

Fontes: BBC, CNN Brasil, G1 e governo das Ilhas Canárias.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido