…existem pessoas que acreditam que a Terra é plana?
São os terraplanistas. Uma parte dos defensores dessa teoria afirma que, após muitas pesquisas e experimentos, chegou à conclusão de que o planeta é um disco circular rodeado por um paredão de gelo — a Antártida.

…em 2020, defensores da teoria da Terra Plana vão embarcar em uma viagem de cruzeiro para chegar ao que chamam de “borda do planete”?

…os terraplanistas acreditam que a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, manipula imagens feitas do espaço, como as das viagens para a Lua?

#pracegover: imagem da terra plana, como uma moeda. A borda da terra plana tem uma camada branca e o centro é azul escuro, com os continentes em verde e marrom. Crédito: Reprodução

…os gregos teriam sido os primeiros a dizer que a Terra é redonda?
Há mais de dois mil anos, estudiosos como Aristóteles e Eratóstenes chegaram a essa conclusão a partir de cálculos observações. Alguns historiadores acreditam que, por volta do século 3 a.C., a  maioria dos ocidentais com acesso à educação já aceitava que o planeta é uma esfera.

…a ciência já provou que o planeta é um globo?
No site do Joca, saiba mais sobre as teorias científicas que comprovam que a Terra não é plana.

Fontes: Aventuras na História, BBC, Flat Earth International Conference, Folha de S.Paulo, Galileu, The Guardian, UOL e Western Sydney University.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 133 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido